19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Três Lagoas inicia implantação do projeto Um Computador por Aluno

Publicado em 27/03/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas deu início ao Programa Um Computador Por Aluno (ProUCA). A primeira escola a receber 180 máquinas foi a Elson Lot Rigo, tornando-se projeto piloto. A secretaria prevê para a próxima semana o anúncio das próximas três unidades escolares que deverão receber os computadores e um cronograma de instalação nas demais escolas.

A Prefeitura adquiriu 3.070 netbooks, chamados laptops educacionais, para a Rede Municipal de Ensino (Reme). O investimento de R$ 1, 060 milhão foi financiado pela Caixa Econômica Federal, através de linha de financiamento especial. O programa visa atender alunos do 3º ao 9º ano.

De acordo com o coordenador do Departamento de Projetos e Programas da SEMEC, Urbano Azambuja, para que o programa fosse implantado nas escolas seria necessária a adaptação da rede elétrica nas unidades escolares, instalação de rede de internet e aquisição de armários. No início, segundo o coordenador, o projeto tornou-se inviável devido ao preço por unidade escolar. No entanto, a SEMEC realizou estudos para verificar a possibilidade de alternativas, chegando à conclusão da necessidade de ser implantado um projeto em uma escola piloto, com tecnologia que pudesse dar suporte aos objetivos do programa. 

Segundo Azambuja, o projeto piloto iniciou na escola Elson Lot Rigo, após rigorosos testes de calculo de energia. “Foram realizados diversos testes, em locais isolados. Queríamos ter certeza que seria seguro aos alunos. Portanto, os testes de instalações elétricas deram certo. Já nesta semana, estamos fazendo testes de logística, ou seja, o espaço físico das unidades onde receberão os computadores. Os netbooks são da marca Positivo, a mesma que fornece as apostila ao município, portanto, a metodologia deve ser a mesma aplicadas nas escolas, por meio do sistema Aprende Brasil ”, disse.

Qualificação

O secretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan Neto, disse que após a aquisição dos computadores em 2012, a SEMEC iniciou treinamentos e qualificações para trabalhar com o programa. “Antes de colocar para funcionar, a SEMEC passou por treinamentos para saber como trabalhar da melhor forma possível com este programa. Inclusive, estive antes mesmo da aquisição dos computadores, no estado de São Paulo para passar por treinamento. É importante observar também, que qualquer pessoa que realizar uma breve pesquisa, irá constatar que no país, de um modo geral, enfrentou problemas com a implantação do programa sem planejamento, principalmente de infraestrutura. A SEMEC procurou minimizar as possibilidades de surgirem problemas, e poder ter respostas mais eficazes nos problemas que possam vir a surgir”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *