Semana On

Quarta-Feira 25.mai.2022

Ano X - Nº 488

Poder

Pesquisa Quaest: Bolsonaro cresceu 5% e Lula 1% em cenário sem Moro

Mesmo com a desistência de Moro e transferência de votos para Bolsonaro, Lula venceria a disputa no primeiro turno, com 51,1% dos votos válidos.

Postado em 08 de Abril de 2022 - Plinio Teodoro (Forum), Getulio Xavier (Carta Capital) - Edição Semana On

Créditos: Ricardo Stuckert / Presidência da República Créditos: Ricardo Stuckert / Presidência da República

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A mais recente pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, divulgada na madrugada do último dia 7, mostra que Jair Bolsonaro (PL) foi o principal beneficiário após a desistência de Sergio Moro (União) deixar a disputa à Presidência. Lula (PT) segue na liderança.

Na pesquisa estimulada sem Moro, Bolsonaro herda 5 pontos percentuais de seu ex-ministro, passando dos 26% da pesquisa divulgada em 16 de março para atuais 31%.

Lula sobe 1 ponto nesse cenário, passando de 44% para 45%. Ciro Gomes (PDT), perdeu um ponto mesmo com a saída de Moro, oscilando de 7% em março para 6%. João Doria (PSDB) mantém os 2% da pesquisa anterior.

No total, a intenção de votos na chamada terceira via cai 7 pontos percentuais sem Moro na disputa, passando de 19% somados em março para 12%.

Pesquisa ainda testou cenário com Moro

Diante da indefinição na terceira via, com partidos prometendo lançar uma candidatura única, a Quaest ainda inclui Moro em um dos cenários. 

Nesse quadro, Lula mantém os 44% da sondagem anterior e Bolsonaro sobe 3 pontos, passando para 29%. Moro oscila de 7% para 6% e Ciro Gomes de 7% para 5%. André Janones (Avante) marca 3%. João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) marcam 1% cada.

Votos válidos: Lula mantém vitória no primeiro turno

Mesmo com a desistência de Moro e transferência de votos para Bolsonaro, Lula venceria a disputa no primeiro turno, com 51,1% dos votos válidos no principal cenário estimulado.

Entre todos os cenários pesquisados, o petista varia de 44% a 46% e Bolsonaro entre 29% e 31%.

Lula vence todos no segundo turno

A pesquisa Quaest ainda simulou cinco cenáros de segundo turno entre os candidatos. Lula sai vitorioso contra todos os adversários.

A disputa com Bolsonaro é a mais apertada, mas o petista vence por 55% contra 34% - diferença de um ponto percentual da pesquisa anterior, que marcava 54% a 32%.

Lula ainda mantém os mesmos 55% contra Ciro (22%) e Moro (25%). Contra Doria, o petista vence por 58% a 16% e contra Eduardo Leite por 58% a 17%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, face a face, entre os dias 1 e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança de 95%. 

Leia a íntegra

Ipespe: Lula ainda lidera com 44%, mas Bolsonaro cresce e chega a 30%

A nova rodada da pesquisa do instituto Ipespe, divulgada no último dia 6, traz o ex-presidente Lula ainda na liderança com 44% das intenções de voto, mesmo resultado que tinha há duas semanas.

O petista viu sua vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro diminuir, já que o ex-capitão cresceu 4 pontos percentuais no mesmo período e já soma 30% das intenções de voto.

A pesquisa também é a primeira sem a presença do ex-juiz Sergio Moro, que abriu mão da sua candidatura ao sair do Podemos. Com a baixa na disputa, quem se consolida em terceiro lugar é Ciro Gomes com 9% da preferência dos eleitores. Há 15 dias, o pedetista tinha 7%. A oscilação está dentro da margem de erro.

João Doria e Simone Tebet também garantiram 1 ponto percentual a mais com a saída do ex-juiz. Os postulantes ao posto de candidato da terceira via tinham 2% e 3%, respectivamente na pesquisa anterior. Seus eleitores somam agora 3% e 2%.

A pesquisa também monitorou as candidaturas de André Janones (Avante), que segue com os mesmos 1%, e Felipe D’avila (Novo), que perdeu seu único ponto. O Ipespe também listou pela primeira vez os nomes de Eymael (PSC) e Vera (PSTU), mas ambos os candidatos não pontuaram.

Segundo turno

A pesquisa do instituto Ipespe segue apontando vitória de Lula em qualquer cenário de segundo turno. Segundo o levantamento, o petista tem mais de 20 pontos percentuais de vantagem contra qualquer candidato. Veja os números:

- Lula 53% x Bolsonaro 33%

- Lula 52% x Ciro 25%

- Lula 55% x Doria 20%

A pesquisa também mediu as intenções de voto em eventuais disputas de segundo turno sem a presença do petista. Neste caso, Bolsonaro seria derrotado por Ciro Gomes por 47% a 37% e venceria Doria por 39% a 38%.

Para chegar aos resultados, foram realizadas mil entrevistas por telefone entre os dias 2 e 5 de abril. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.


Voltar


Comente sobre essa publicação...