Semana On

Quarta-Feira 18.mai.2022

Ano X - Nº 487

Campo Grande

Prefeitura inaugura Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana

O Centro possibilitará ações de controle semafórico nos cruzamentos da área central e principais vias da cidade, monitoramento do sistema viário e corredores de ônibus

Postado em 29 de Março de 2022 - Redação Semana On

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, inaugurou o Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana. Com isso, será possível aprimorar a eficiência da mobilidade urbana, acessibilidade e melhorias no transporte coletivo. A solenidade contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad.

O Centro possibilitará ações de controle semafórico nos cruzamentos da área central e principais vias da cidade, monitoramento do sistema viário e corredores de ônibus.

Janine Bruno, diretor-presidente da Agetran, explica que atualmente Campo Grande possui 581 semáforos, e destes, 190 já estão dentro do Centro de Controle, sendo que os demais serão integrados gradativamente.

“Se faltar energia e ficar piscante (intermitente), saberei por aqui. Não será preciso ir até o local. Hoje tem que ir uma equipe com notebook, plugar na máquina. Agora, vamos poder fazer daqui, economizando tempo e deslocamento”, disse. “Também poderá ser alterado o tempo do semáforo para dar mais fluidez ao trânsito, por exemplo”, complementa.

O acionamento dos órgãos e setores competentes da administração municipal, estadual ou federal; também poderá ser realizado direto do Centro ao verificar alguma situação que interfira na rotina normal da cidade, intervenção na operação do transporte público coletivo em situações especiais ou emergenciais e levantamento das inconsistências apuradas na operação do transporte público coletivo e/ou trânsito e encaminhá-las aos setores competentes para a adoção das medidas cabíveis; dentre diversas outras ações.

Outra medida importante com a inauguração do Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana é a possibilidade do cercamento virtual, por meio da leitura automatizada. Isto é, todos os veículos que passarem pelo local das câmeras, independentemente de estarem acima ou dentro da velocidade permitida, terão suas placas lidas. Com isso, é possível fazer uma cerca virtual, assim, se o carro for roubado o sistema saberá e acionará os órgãos competentes.

Outra ação é a possibilidade de fazer blitz inteligente. Em vez de parar veículo por veículo, o sistema me dá a placa de quem está irregular. Desta maneira, os servidores param apenas quem for necessário, melhorando e otimizando o serviço.

“Outro exemplo é a possibilidade de o monitoramento real em pontos nevrálgicos. O sistema tem 20 câmeras de altíssima qualidade nesses locais, cada câmera aproxima até 2 mil metros de distância possibilitando enxergar o que está acontecendo antes mesmo de deslocar a equipe”, explica Janine.

Durante a inauguração do Centro de Controle, o Prefeito falou do empenho da equipe técnica da Agetran em entregar resultados para melhorar a qualidade no trânsito da Capital. “Se hoje o índice de aprovação da nossa administração ultrapassa os 80% se deve a vocês, que elaboram conosco o cumprimento das metas do nosso plano de governo. Hoje, estamos entregando mais uma delas, dessa vez na área da mobilidade. Tudo isso se deve a vocês, que conseguiram atingir um nível de aceitação muito diferente do restante do País, e a entrega de resultados eficientes para a nossa cidade”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...