Semana On

Quinta-Feira 19.mai.2022

Ano X - Nº 487

Legislativo

Em visita à ALEMS, ministro recebe diploma e conversa sobre a Rota Bioceânica

Na oportunidade, o ministro recebeu do presidente da ALEMS o Diploma de Ilustre Visitante

Postado em 25 de Março de 2022 - Redação Semana On

Foto: Assessoria de Imprensa da ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), recebeu no último dia 24, a visita do ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro. Eles conversaram sobre um evento que será realizado na Casa de Leis e que tratará de oportunidades de negócios propiciadas pelo Corredor Rodoviário Bioceânico, projeto de integração que conectará Porto Murtinho com os portos do norte do Chile. Na oportunidade, o ministro recebeu do presidente da ALEMS o Diploma de Ilustre Visitante. 

“O motivo da minha visita é aprofundar os entendimentos com relação à realização, em Campo Grande, nos dias 26 e 27 de maio, de uma grande reunião sobre o corredor rodoviário bioceânico”, informou o ministro. De acordo com ele, o encontro contará com a presença de embaixadores dos países que fazem parte da Rota Bioceânica, representantes de empresas, gestores de aeroportos, pessoas ligadas ao turismo, ao setor de energia, etc. “Serão dois dias intensos, de muito intercâmbio, de informações, de trocas de dados, definição de parcerias e identificação de oportunidades”, completou.

Parkinson de Castro fez boa avaliação da interlocução do Ministério das Relações Exteriores com a ALEMS. “Com o apoio do deputado Paulo Corrêa, estamos construindo uma nova relação com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul”, disse. O ministro também enfatizou que a Casa de Leis tem espaço especial de participação no processo, por meio de uma frente interparlamentar sobre a Rota Bioceânica. No evento de maio, haverá momento para a reunião dos integrantes dessa frente.

Ilustre Visitante

Na reunião, o ministro recebeu da ALEMS, por indicação do deputado Paulo Corrêa, o Diploma de Ilustre Visitante, instituído pela Resolução 18/08. A honraria foi concedida como reconhecimento "a sua destacada contribuição para o desenvolvimento e projeção do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil e demais países que integram a Rota Bioceânica".

Porto Murtinho, Portal da Rota Bioceânica

Em Mato Grosso do Sul, o avanço da Rota Bioceânica concentra investimentos em Porto Murtinho, onde está sendo construída uma ponte como parte do projeto. Essa ponte ligará o município sul-mato-grossense à cidade paraguaia de Carmelo Peralta. Com isso, Porto Murtinho deve se tornar importante centro comercial da América Latina. 

De acordo com o governo do Estado, Porto Murtinho recebeu, em 2021, R$ 11,725 milhões em novos investimentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) Empresarial. Nos primeiros meses de 2022, dois empreendimentos do setor supermercadista já contrataram R$ 4,42 milhões para implementação de um novo supermercado e ampliação de um dos estabelecimentos em funcionamento na cidade.

Porto Murtinho recebeu o título de Portal da Rota Bioceânica, conferido pela Lei 5.702/2021, aprovada pelos deputados da ALEMS em agosto do ano passado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...