Semana On

Segunda-Feira 16.mai.2022

Ano X - Nº 487

Cultura e Entretenimento

Teto para dois

Mais um sucesso literário que trata de relacionamentos abusivos

Postado em 18 de Março de 2022 - Rodrigo Pael

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

“Teto para dois” ficou meses entre os livros mais vendidos no Brasil. A história só poderia mesmo ser livro. Uma jovem, Tiffy, passa a dividir um apartamento com um desconhecido em Londres depois de ter que deixar a casa do ex-namorado. Porém, tendo em vista que o apartamento é muito pequeno, a protagonista divide a cama literalmente com o outro morador. Leon é um enfermeiro de cuidados paliativos em uma casa de repouso e trabalha durante as noites. Dessa forma, os dois não se encontram.

Tiffy e Leon apenas se comunicam por bilhetes escritos em post it. Em livro, essa história cabe. Mas é inimaginável uma situação dessa em tempos de aplicativos de mensagens e redes sociais presentes em outros contextos da história.

Outras tramas paralelas estão presentes na obra, como a injusta prisão do irmão de Leon, a busca pelo antigo amor de um ex-combatente da II Guerra Mundial internado na clínica e o relacionamento anterior de Tiffy.

Assim como em outro fenômeno literário, o “É assim que acaba”, o “Teto para dois” trata também da dificuldade de se identificar que se está ou que se esteve em um relacionamento abusivo. As agressões físicas naquele ou as psicológicas neste são por vezes sutis, ambíguas e indefinidas e, dessa forma, pode gerar as dúvidas: foi agressão? Era abuso, já que ele não me batia?

É interessante identificar que duas autoras tratam do tema e como há demanda para histórias com esse enredo nos dias atuais. Interessante e preocupante. Para o leitor masculino, é uma bela oportunidade para uma reflexão e uma auto-análise. Será que estou sendo abusivo em meu relacionamento?

O livro é uma comédia romântica, apesar dessas questões. Ele consegue ser leve, fluido e divertido. Recomendo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...