29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

10 anos de histórias: Centro de Prevenção em Saúde da Cassems completa uma década de atendimento, solidificando o modelo preventivo

Publicado em 18/03/2022 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Centro de Prevenção em Saúde da Cassems “Cássio Pereira do Nascimento” completa 10 anos de atendimento neste dia 19 de março. Com o recente retorno às atividades presenciais, com restrições em decorrência da pandemia, a Caixa dos Servidores segue comprometida em promover o melhor estilo de vida e a garantia da prevenção em saúde para os seus beneficiários, influenciando uma nova cultura de saúde.  

A unidade da Cassems foi criada em 2012 e teve esse nome em homenagem ao fisioterapeuta Cássio Pereira do Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul, falecido em 2011, vítima de leucemia. O complexo objetiva ofertar cultura de saúde preventiva e medicina humanizada aos beneficiários da Caixa dos Servidores. Dispõe de tecnologia de ponta, salas de fisioterapia, piscina climatizada para a prática de hidroginástica, academia de musculação, estúdio de pilates, sala de vacinas e uma cozinha experimental. O público é composto essencialmente por pessoas acima de 45 anos. Os beneficiários podem ser atendidos em três turnos, por pessoas capacitadas tecnicamente para orientar todas as atividades.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, destaca que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e com maior qualidade. “A medicina preventiva trabalha com a mudança de hábitos, incentivando a alimentação equilibrada, a prática rotineira de exercícios e oferecendo palestras de conscientização. A população brasileira está vivendo cada vez mais, porém, precisamos viver esses anos ganhos com qualidade. Nós merecemos viver mais e melhor e a prevenção é a melhor atitude a ser tomada por qualquer indivíduo”.

Programa de prevenção ‘Cozinha Experimental’

Além das ações de combate ao sedentarismo e cuidado contra as patologias acarretadas pela ausência de atividade física, a Cassems também fomenta o acompanhamento nutricional e as boas práticas em alimentação no cotidiano dos seus beneficiários. Por isso, o Centro de Prevenção realiza mensalmente o programa “Cozinha Experimental” com aulas de culinária saudável em Campo Grande e Dourados. A proposta de trazer a atenção dos beneficiários para alternativas diferenciadas na alimentação parecia um desafio. Ainda, superar a ideia de que a culinária saudável seria sem sal, difícil e cara, era a principal motivação para a implantar um programa de prevenção que mostra que, sim, a cozinha também é lugar de prevenção em saúde.  

Em 2019, para celebrar os 7 anos de desenvolvimento da “Cozinha Experimental”, a Cassems lançou o primeiro caderno de receitas do programa de prevenção. O material foi produzido com o objetivo de possibilitar que os participantes mais frequentes do curso levassem as receitas para casa, compartilhassem com a família e reproduzissem nas suas refeições.

Para a nutricionista e coordenadora da Cozinha Experimental, Melissa de Andrade, estar na cozinha sempre foi um momento de agregar pessoas e, quando ainda pode-se melhorar a vida do próximo, essa rotina torna-se ainda mais prazerosa.

“Para mim, a Cozinha sempre foi um lugar muito íntimo de cada lar. Onde os familiares se reúnem rotineiramente, contam sobre o seu dia, preparam o alimento pelo qual trabalham para manter na mesa e, por fim, realizam as suas refeições. Não importa qual o formato da família: a cozinha é um ambiente sagrado. Mesmo realizando todos os cursos na cozinha preparada especialmente para os beneficiários, no Centro de Prevenção, sinto ocupar um espaço nas cozinhas dos beneficiários que saem de suas casas para assistir à uma aula e puxar a alavanca para uma mudança de hábitos”.  

 

Centro de Prevenção no enfrentamento da Covid-19

Em março de 2020, quando a Covid-19 chegou no Brasil e ainda não havia vacina disponível para a população, o Centro de Prevenção da Cassems teve de fechar as portas para as práticas de atividades físicas, como uma medida para evitar a transmissão da doença, considerando que maior parte do público são idosos, grupo de risco do coronavírus. No entanto, o trabalho pela saúde dos beneficiários não parou, mas, pelo contrário, foi intensificado.

Na unidade, foi instalado o serviço do “Disque Dúvida Coronavírus”, canal exclusivo para dar orientações e esclarecimentos sobre a Covid-19, com o objetivo de levar informações precisas e confiáveis aos usuários do plano de saúde de Campo Grande e Dourados. O recurso contava com uma equipe de profissionais aptos e treinados para tirar qualquer tipo de dúvida e, assim, evitar que o beneficiário se deslocasse até uma unidade da Cassems sem necessidade.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o serviço foi de grande importância para beneficiários do plano de saúde. “O canal de atendimento ajudou a tirar dúvidas dos beneficiários e levar orientações de um profissional de saúde para aquele momento em que ele está com a saúde fragilizada. A Caixa dos Servidores traz o compromisso de cuidado e acolhimento em cada detalhe”.

Ainda, no Centro de Prevenção, foram ofertados testes de Covid-19 e consultas com especialistas para pacientes com sintomas gripais para os beneficiários de Campo Grande. Cuidar, acolher e humanizar são verbos que fazem parte do dia-a-dia do Centro de Prevenção e, em tempos de pandemia, tornaram-se ainda mais necessários. O Centro reabriu para a prática de atividades físicas em setembro de 2021, com profissionais e beneficiários vacinados e munidos das medidas de prevenção ao coronavírus, menos da metade dos alunos nas salas, para reestabelecer os bons hábitos de saúde.

Depoimentos de gratidão

Em dez anos de história, muitas coisas aconteceram. Tanto os colaboradores, quanto os beneficiários do Centro de Prevenção e, ainda, os seus familiares, vivenciaram momentos de alegria na busca por um estilo de vida mais saudável, no Centro de Prevenção da Cassems.

A coordenadora do Centro de Prevenção da Cassems, Maria Helena Jeha, lidera os trabalhos da instituição com muito carinho e explica que, para ela, o desafio da coordenação foi um presente. “Trabalhar com pessoas que estão dispostas à buscar uma vida mais saudável, com a prática de atividades físicas, é muito gratificante. Muitos beneficiários precisam de acolhimento, atenção e dedicação, e podem encontrar isso no nosso Centro. A unidade oferece muito mais do que aulas semanais, mas oferta, também, aconchego. Para mim, são 10 anos de muito amor”.  

De acordo com o coordenador de Educação Física, Nakal Laurenço, que atua nas aulas de musculação do Centro de Prevenção, o atendimento oferecido pela Cassems é diferenciado em relação às academias tradicionais. “Nas aulas de musculação, trabalhamos fortemente a humanização e o acolhimento. É uma experiência muito grandiosa trabalhar neste lugar, aprendemos com os beneficiários todos os dias e, também, podemos ensinar um pouco. A equipe é coesa entre si e o ambiente também é muito bacana. Sou grato por fazer parte desses 10 anos de história”.  

A beneficiária Elizângela Maria de Queiroz faz aulas de pilates e musculação e compartilha que, antes do Centro de Prevenção, levava uma vida sedentária e, com a prática de atividades físicas, sua rotina mudou positivamente. “Aqui, eu me sinto em casa, é como se fosse uma família. Todo mundo se ajuda, todo mundo se cuida. Antes, eu não fazia nenhum tipo de exercício e, agora, toda semana, meu corpo já sente falta de se movimentar”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *