Semana On

Segunda-Feira 16.mai.2022

Ano X - Nº 487

Cultura e Entretenimento

Cantora Maria Alice grava seu terceiro álbum dedicado a obra do compositor Paulo Simões

Primeira fase do projeto, com três canções, será lançada nesta sexta-feira

Postado em 11 de Março de 2022 - Redação Semana On

Divulgação Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma ideia que nasceu em 2017, mas que agora está se tornando realidade: “Maria Alice canta Paulo Simões” é o novo álbum da cantora Maria Alice que será lançado no dia 11 de março. O principal propósito do projeto será prestar uma homenagem ao compositor e sua riquíssima obra, no total serão 12 faixas em um único disco, repertório que foi escolhido a dedo após uma seleção cautelosa dentro de outras 50 canções de Paulo Simões.

O Ep1 será formado por três canções: D de Destino (Almir Sater, Renato Teixeira e Paulo Simões), Serra de Maracaju (Almir Sater e Paulo Simões) e Vaso Quebrado (Almir Sater e Paulo Simões), o projeto será distribuído pelo selo 3SONS e estará disponível em todas as plataformas de streaming e no canal do YouTube da artista.

Mas pra entender melhor da onde surgiu essa história a cantora explica: A obra de Paulo Simões é uma das mais representativas do Estado, mas até hoje ninguém havia feito um álbum 100% com canções dele. Lá em 2017, na gravação de um outro disco, me ocorreu essa ideia. O trabalho em si já está gravado há mais ou menos um ano, mas com o andamento da pandemia nesse período foi determinando o adiamento do lançamento, que agora de primeiro momento será lançada três canções” conclui. Um ponto interessante a ressaltar, é que Paulo Simões teve músicas gravadas por cantores como: Nana Caymmi, Renato Texeira, Sérgio Reis, Zezé di Camargo e Luciano e dentre outros.

O álbum todo foi idealizado pela cantora Maria Alice juntamente com a produtora Marruá e contou com uma equipe muito especial em sua produção musical: “Esse trabalho já está gravado há mais ou menos um ano, o andamento da pandemia nesse período foi determinando o adiamento do lançamento. Os arranjos e direção musical do projeto são do Gabriel de Andrade e de cara gostei da proposta que ele apresentava. E é meu primeiro trabalho com ele, fomos nos conhecendo melhor no processo, o que também definiu de certa forma a “cara” desse disco. Tudo, mesmo que num primeiro momento possa parecer uma desvantagem, define a cara do que está sendo produzido, e essa junção de gerações diferentes, com referências musicais diferentes, ele é um instrumentista que tem muito proximidade com o jazz, deu novas leituras a músicas conhecidas do público. Sempre há uma construção coletiva, eu dou pitaco, o Gilson Espíndola que fez a direção vocal, o Anderson que fez a gravação e mixagem, enfim, quando entramos no estúdio todos participam da criação final, mas a base de tudo é determinada pela direção musical, que é do Gabriel.”.

Essa primeira parte do lançamento tem como faixa principal “Vaso Quebrado”, a escolha foi uma paixão em comum da equipe e por isso merece destaque. Sobre o ano que só está começando a cantora comenta: “Esse ano será todo pautado nesse projeto, esperamos poder rodar com ele, apresentar a muitas pessoas. Meu objetivo com esse trabalho é homenagear um dos nossos mais importantes e representativos compositores, Paulo Simões, que junto com seus parceiros musicais, nos presentearam com muitas belíssimas canções, que nos representam fora do nosso Estado Inclusive. Quanto mais pudermos fazer esse show, mais pessoas alcançaremos, e mais divulgamos o nome de Paulo Simões como um dos nossos mais importantes compositores”.

Serão ao todo 12 faixas lançadas ao decorrer do ano, então fiquem atentos em todas plataformas de música porque vem música boa por ai!

SOBRE MARIA ALICE

A música é um cenário recorrente para a cantora desde muito pequena, que também é compositora e possui canções próprias gravadas. A cantora é cearense, mas radicada em Campo Grande (MS) e já está indo para seu terceiro álbum solo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...