Semana On

Sexta-Feira 20.mai.2022

Ano X - Nº 487

Campo Grande

Prefeitura cede imóvel para associação que cuida de pessoas com câncer

Mato Grosso do Sul teve quase 10 mil pessoas diagnosticadas com câncer em 2020; sendo 3 mil casos em Campo Grande

Postado em 10 de Março de 2022 - Redação Semana On

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grade, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, entregou no último dia 10 as chaves de uma casa de 450m² de área total, localizada no Jardim Autonomista, para a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (Abrapec). O imóvel foi doado à Prefeitura através de uma conciliação de débitos de IPTU.

A iniciativa é extremamente importante já que Mato Grosso do Sul teve quase 10 mil pessoas diagnosticadas com câncer em 2020; sendo 3 mil casos em Campo Grande.

A Associação presta suporte socioeconômico, de reabilitação física-emocional e jurídica a 113 pessoas com câncer, além de seus familiares, através de uma equipe interdisciplinar de funcionários e voluntários que elaboram programas voltados à defesa e garantias de direitos, promoção ao mercado de trabalho, amenização do sofrimento causado pela doença, fortalecimento dos vínculos familiares e proteção social, proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida aos atendidos, através de um atendimento humanizado e acolhedor.

A Associação também presta apoio às necessidades básicas emergenciais dos atendidos no período de tratamento com medicamentos, materiais para curativos, cadeira de rodas/banho, alimentação, suplementos alimentares, fraldas geriátricas, exames laboratoriais quando necessário, entre outras coisas. Os atendidos são encaminhados através dos hospitais públicos, postos de saúde, entre outros.

O prefeito Marquinhos Trad falou da importância da cedência e dos avanços da medicina em trazer conforto para as pessoas, em tratamentos de saúde, como o do câncer, por exemplo. “Podermos estar aqui hoje e promover uma ação como esta é muito importante. Tantas pessoas passam por problemas de saúde, e muitas vezes, nestes momentos mais difíceis se encontram em situação vulnerável e precisam de apoio. Nossa gestão sempre se preocupou em melhorar a vida das pessoas e estar aqui deixa os nossos corações felizes”, diz.

Atualmente a Abrapec não possui fila de espera e a cedência dará oportunidade de ampliar os atendimentos, afirma a presidente da associação Dirce Ruiz Braz. “Para nós da Abrapec é motivo de muita alegria estarmos recebendo este imóvel que vai nos beneficiar muito. A Abrapec está há 20 anos atendendo pessoas que estão em tratamento de câncer e em situação de vulnerabilidade social. Aqui em Campo Grande não temos sede própria, então, este imóvel vai ser muito importante para nós e para todos que são atendidos pela Abrapec. Somos muito gratos por essa doação”, diz.

Conforme o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, é um momento de muita alegria poder ceder um imóvel para uma associação que presta um trabalho tão importante. “Cuidar das pessoas com câncer, tem uma missão mais digna que está? O principal mandamento é o amor ao próximo e nada mais solidário, mais humano, que o fortalecimento e o carinho de cuidar de quem mais precisa de apoio”, afirma.

Conforme o cedência de área pública, a Abrapec se compromete a fazer bom uso do imóvel, utilizando-o exclusivamente para desenvolvimento de atividades voltadas a assistência e assistencialismo social. Além disso, a Abrapec fica abrigada a manter o imóvel em bom estado de conservação; zelando pela guarda e segurança da área. Fica ainda inteiramente obrigada com custos de encargos trabalhistas, previdenciários e fiscais; bem como a despesas com água, energia e etc.

O presente Termo de Autorização de Uso vigorará por dois anos, a contar da data de sua assinatura, podendo ser renovado por igual período.


Voltar


Comente sobre essa publicação...