Semana On

Domingo 22.mai.2022

Ano X - Nº 488

Legislativo

Projeto de lei cria o Programa Águas do MS de qualidade

Amarildo Cruz propôs aumento nos parâmetros para avaliação da qualidade da água em Mato Grosso do Sul

Postado em 10 de Março de 2022 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

De autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), tramita na Casa de Leis o Projeto de Lei 51/2022, que cria o Programa “Águas do MS de qualidade” e estabelece parâmetros adicionais ao monitoramento de potabilidade da água para consumo humano no Mato Grosso do Sul e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A proposta determina que caberá ao Poder Executivo promover a segurança hídrica, a transparência, integração e alinhamento das diretrizes deste programa e demais ações com os participantes do sistema de abastecimento de água para consumo humano, com objetivo de garantir segurança hídrica no território sul-mato-grossense. Saiba mais detalhes sobre o teor do projeto, clicando aqui.

O parlamentar explica a importância destes parâmetros adicionais. “A qualidade da água é um conjunto de características físicas, químicas e biológicas que ela apresenta, de acordo com a sua utilização. Os padrões de classificação mais usados pretendem classificar a água de acordo com a sua potabilidade, a segurança que apresenta para o ser humano e para o bem-estar dos ecossistemas. São determinados diversos parâmetros, os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas, indicadores da qualidade da água e constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso. Há necessidade de incorporação de outros marcadores para melhoria da qualidade da água do consumo humano", informou Amarildo Cruz.


Voltar


Comente sobre essa publicação...