Semana On

Quarta-Feira 18.mai.2022

Ano X - Nº 487

Campo Grande

Grupo Cataratas anuncia desistência e Governo do Estado assume gestão temporária do Aquário do Pantanal

Espaço tem inauguração marcada para a última semana de março

Postado em 09 de Março de 2022 - Redação Semana On

Foto: Assessoria de Imprensa do Governo de MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Governo do Estado vai assumir a gestão temporária do Aquário do Pantanal. Mesmo após as negociações e tratativas realizadas pelo governador Reinaldo Azambuja e os secretários Eduardo Riedel, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) e Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Conselho Administrativo do Grupo Cataratas decidiu pela desistência amigável do contrato de concessão no modelo de PPP (Parceria Público-Privada). O documento foi assinado em 2014 entre o Imasul e o Grupo Cataratas visando a operacionalização do Aquário do Pantanal.

“O Governo fez o envio de documentação para o Grupo Cataratas, informando a situação da obra e os cronogramas estabelecidos. Comunicamos oficialmente à empresa que ela deveria, ao final desse processo, fazer o recebimento operacional do Aquário. Nesse período, foram realizadas várias tratativas entre o Governo e a Cataratas, inclusive com avaliação e visita técnica ao Aquário pela equipe da Cataratas”, lembra o secretário Jaime Verruck.

Apesar das tratativas realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Semagro e Seinfra, o Grupo Cataratas comunicou oficialmente a desistência amigável do processo de parceria. “O contrato no modelo de PPP permite um distrato amigável. Houve um posicionamento da empresa, reforçando que o Aquário do Pantanal é o maior aquário de água doce e apresenta condições extremamente adequadas sob o ponto de vista de atratividade como destino turístico. Porém, neste momento, houve um reposicionamento estratégico do Grupo Cataratas”, explica o secretário.

De acordo com o titular da Semagro, o Grupo Cataratas informou que está participando de uma série de concessões no país. “Devido a essa revisão estratégica e ao tempo decorrido entre o processo de concessão e a entrega desse ativo, houve um reposicionamento da empresa. O Conselho de Administração do Grupo tomou a decisão então de não assumir a concessão do Aquário do Pantanal, fazendo desta forma um distrato amigável entre as partes como assim já previa o contrato de concessão”, finalizou.

Inauguração

Com inauguração marcada para a última semana de março, o Aquário do Pantanal começou a receber os peixes que ficarão nos tanques do circuito interno. Ao todo, 40 peixes de três novas espécies descobertas por técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) foram soltos no Tanque Veredas.

Primeiro dos 18 que levam ao túnel principal, o tanque Veredas revela o início do ciclo das águas no bioma alagado, mostrando a relação entre fauna e flora aquática, com elementos como buritis. O aquário possui espaço para 600 animais de pequeno porte.

Até então, apenas os tanques externos estavam sendo habitados com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari. Agora, o povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.

Segundo o coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, o biólogo Heriberto Gimenes Júnior, “todos os protocolos técnico-científicos estão sendo rigorosamente seguidos para garantir saúde, biossegurança e bem-estar aos organismos vivos que estão habitando o Aquário do Pantanal.

Depois de pronto, o Aquário do Pantanal servirá de moradia para mais de 230 espécies de animais da fauna sul-mato-grossense e também de outros cantos do mundo. Além dos cardumes do Pantanal e da região de Bonito, vão viver no Aquário bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.

São 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. O maior dos reservatórios é o túnel principal, que levará 1,2 milhão de litros de água para receber animais de grande porte.


Voltar


Comente sobre essa publicação...