Semana On

Quinta-Feira 19.mai.2022

Ano X - Nº 487

Legislativo

Câmara debate intermodalidade dos meios de locomoção em Audiência na segunda-feira

O debate é o primeiro promovido pela Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Professor André Luís

Postado em 04 de Março de 2022 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Câmara Municipal de Campo Grande debate em Audiência Pública na segunda-feira, dia 7 de março, às 9 horas, sobre a intermodalidade dos meios de locomoção na cidade. O debate é o primeiro promovido pela Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Professor André Luís e composta ainda pelos vereadores Coronel Alírio Villassanti (vice-presidente), Clodoilson Pires, Zé da Farmácia e Camila Jara.

O colegiado foi criado em fevereiro deste ano, com objetivo de identificar e discutir as necessidades na área, buscando soluções inovadoras com os órgãos competentes. A discussão contará com representantes de diferentes órgãos e conselhos ligados ao trânsito, ciclistas, além de motoristas de aplicativos e de transporte coletivo. 

A Audiência é considerada uma abertura de trabalhos da Comissão. “A proposta é termos reuniões mensais para desenrolar este tema. Queremos formar um grupo e pegar a expertise de vários setores para discutir questão da mobilidade, buscar soluções e inclusive contar com palestrantes de fora”, disse o presidente da Comissão. Será discutida a intermodalidade, que é o uso de mais de um modal para se deslocar, auxiliando a melhorar a qualidade de vida. 

“Precisamos diminuir os carros nas pistas, para que as pessoas possam se deslocar de maneira mais barata e segura”, afirmou o vereador Prof. André Luís, destacando a necessidade de melhorar o transporte público para que as pessoas queiram deixar o carro em casa.  O debate contará ainda com discussões sobre projetos de engenharia de trânsito e os cuidados com as calçadas. 

Devem estar presentes na Audiência a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (Crea-MS) engenheira agrimensora Vânia Abreu de Mello, o presidente do Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanismo, Luís Eduardo Costa, também secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, a diretora da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) Berenice Maria Jacob Domingues e o diretor Presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg) Odilon de Oliveira Júnior. 

Também devem estar presentes Comissão de Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados (OAB-MS) José Claudio Barbosa Silva Junior, o diretor presidente do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) Rudel Espíndola Trindade Júnior, o diretor presidente do Consórcio Guaicurus João Rezende, o diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) Janine de Lima Bruno e o Coletivo de Cidadãos Ciclistas “Bici Nos Planos Cg”, representado por Pedro Dias Garcia e Cintia Bezzerra Possas. O convite foi estendido também aos motoristas de aplicativos de Campo Grande.

Acompanhe – A Audiência Pública pode ser acompanhada presencialmente no Plenário Oliva Enciso, na Casa de Leis, na Avenida Ricardo Brandão, 1600, onde serão mantidas as medidas de biossegurança para prevenção ao coronavírus, como uso de máscaras e distanciamento. Também é possível participar e assistir ao debate on-line nas transmissões pelo Facebook e canal do Youtube da Câmara.


Voltar


Comente sobre essa publicação...