29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Alunos do SENAI vão disputar etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento em MS e no PR

Publicado em 25/02/2022 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O SENAI de Campo Grande irá sediar entre os dias 7 e 11 de março uma das etapas da Olimpíada do Conhecimento, evento que reúne competidores de todo o País para demonstrar habilidades e realizar provas que reproduzem o dia a dia do mercado de trabalho. Além de medalhas e certificados, os melhores em cada modalidade disputam vagas na delegação brasileira que irá para a WordlSkills Shangai 2022, uma espécie de Mundial das Profissões, que será realizada na China.  

Na capital sul-mato-grossense, o SENAI recebe a seletiva nacional da modalidade “Controle Industrial”. Mato Grosso do Sul será representado na modalidade por Luan Carlos de Aguiar Pereira, aluno do SENAI de Campo Grande. Ao todo, são esperadas cinco delegações de várias regiões do Brasil.

Já entre os dias 14 e 18 de março, é a vez do aluno do SENAI de Dourados, Jeferson Daniel da Silva, disputar as provas da modalidade “Tecnologia de Laboratório Químico” em Curitiba. Ambos os estudantes do SENAI de Mato Grosso do Sul serão acompanhados de seus respectivos treinadores na competição.

Como funciona a disputa

O formato das seletivas no Brasil permite que moradores de todos os Estados visitem os locais das provas e conheçam os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas. Desde setembro de 2021, várias cidades brasileiras estão recebendo competidores para a disputa das modalidades.

As provas têm como novidade o mesmo formato do torneio mundial. Os competidores passarão, durante quatro dias, pelas mesmas horas que serão exigidas em cada desafio e materiais muito semelhantes aos que serão utilizados de fato no mundial. Um grupo de avaliadores vai dar notas a cada um dos participantes.

Saiba mais sobre Controle Industrial

A automação tem ganhado importância no controle industrial dos sistemas produtivos. Requer a capacidade de solucionar problemas, tanto durante a instalação como em sistemas de trabalho, seja em todas as indústrias ou em uma área especializada.

Os eletricistas de controle industrial precisam dominar uma ampla gama de habilidades, aprendendo a instalação de cabos, instrumentos e centrais de controle, projetos de circuito e programação. A tecnologia de automação está se desenvolvendo rapidamente, exigindo um forte interesse em acompanhar os desenvolvimentos mais recentes.

Saiba mais sobre Tecnologia de Laboratório Químico

Analistas químicos de laboratório estudam substâncias para determinar sua composição química para pesquisa ou desenvolvimento de produtos. A análise química é necessária para garantir as propriedades das matérias-primas, as etapas intermediárias dos processos tecnológicos e os produtos acabados estão em conformidade com as normas vigentes.

Pensamento crítico, gerenciamento de tempo, tomada de decisões e habilidades de resolução de problemas também são necessárias para esta carreira. Os analistas químicos laboratoriais devem ser capazes de agir de forma lógica e sistemática, cumprindo as exigências sanitárias e higiênicas e as normas de segurança e saúde ocupacional.

Etapa mundial será disputada em outubro na China

Conhecido como WorldSkills, o evento é o maior torneio de educação profissional do planeta. A cada dois anos, jovens de até 22 anos disputam medalhas de ouro, prata e bronze em um país diferente. Cada ocupação tem provas específicas, nas quais os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas e realizar provas em padrões internacionais de qualidade.

Neste ano, a WorldSkills chega à 46ª edição e será disputada em Shanghai, na China, entre os dias 12 e 17 de outubro. Em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a delegação do Brasil obteve o segundo lugar geral. Na edição seguinte, em Kazan, na Rússia, os brasileiros conquistaram o terceiro lugar geral.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *