Semana On

Segunda-Feira 16.mai.2022

Ano X - Nº 487

Coluna

Vamos viver para sempre com essa vergonha

Idelber Avelar fala de Bolsonaro, Putin, política externa e racismo

Postado em 24 de Fevereiro de 2022 - Idelber Avelar

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Isto precisa ficar registrado: uma semana antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, o presidente do Brasil visitou Putin, "solidarizou-se" com a Rússia e afirmou que o presidente russo "é uma pessoa que busca a paz".

AGORA, o Itamaraty está na saia justa, tentando condenar a guerra sem poder condenar o responsável por ela. O dano causado por Bolsonaro à tão admirada política externa brasileira é imensurável.

Vamos viver para sempre com essa vergonha.

RACISMO

Eis aí o racismo policial inegável, capturado em vídeo: em um shopping de Nova Jersey, dois garotos, um negro e um branco, saem no tapa. É uma briga mano a mano, entre garotos da mesma idade.

A polícia chega quando o garoto branco já está por cima do negro, com este no chão. Incrivelmente, a polícia algema o garoto negro, enquanto deixa o branco livre, tranquilo no sofá, perguntando inclusive se ele estava bem. O garoto negro é imobilizado no chão por dois policiais, que batem sua cabeça e o mantêm algemado durante meia hora. A cena é tão inacreditável que o próprio garoto branco se ofereceu para ser algemado também. E os policias: "não, você tá de boa".

O vídeo é muito revoltante, mas peço que assistam. Nova Jersey, Estados Unidos da América, fevereiro de 2022.

 


Voltar


Comente sobre essa publicação...