Semana On

Quarta-Feira 18.mai.2022

Ano X - Nº 487

Legislativo

Proposta cria em MS campanha contra a automedicação de animais

Projeto pretende alertar sobre perigos da automedicação, combater a propagação de fakenews e estimular as pessoas a levarem seus animais ao veterinário regularmente

Postado em 23 de Fevereiro de 2022 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Mato Grosso do Sul poderá ter uma campanha de conscientização sobre os riscos da automedicação de animais. É o que prevê o Projeto de Lei 32/2022, que começou a tramitar na Assembleia Legislativa. A proposta, de autoria do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), foi protocolado no último dia 22.

Conforme o projeto, a campanha objetiva alertar sobre os perigos da automedicação - prática que pode causar a morte do animal -, combater a propagação de informações falsas e estimular as pessoas a levarem seus animais ao veterinário regularmente.

“Se a automedicação é algo extremamente perigoso para os humanos, é ainda maior quando se trata de animais. Cuidar de um animal não é fácil, principalmente nos momentos em que estão doentes”, afirma Lucas de Lima na justificativa do projeto. “O uso indevido de medicamentos pode levar o animal a um quadro de intoxicação, mascarar os sinais clínicos de uma enfermidade mais grave ou ainda piorar o estado do animal, podendo em determinados casos levá-lo à morte”, alerta o parlamentar.

Depois de apresentado, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, será votado nas comissões de mérito e no plenário.


Voltar


Comente sobre essa publicação...