Semana On

Quarta-Feira 10.ago.2022

Ano X - Nº 499

Legislativo

Deputados de MS tomam posse em secretarias temáticas da Unale

Coordenado pelo novo presidente, deputado Lidio Lopes, três parlamentares do Estado assumiram cargos em diferentes secretarias temáticas

Postado em 22 de Fevereiro de 2022 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Parlamentares de Mato Grosso do Sul marcaram presença na primeira reunião da nova diretoria executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no último dia 21 na sede da entidade, em Brasília. Durante o evento, coordenado pelo novo presidente, deputado Lidio Lopes (PATRI/MS), três parlamentares do Estado assumiram cargos em diferentes secretarias temáticas. Além de dar posse aos novos membros das secretarias, a reunião teve como objetivo a estruturação do planejamento das ações neste ano.

Na abertura da reunião, o presidente da Unale destacou a importância das secretarias temáticas. “Vamos, através das secretarias, sugerir ações para os parlamentares atuarem em seus Estados. As secretarias nos possibilitam debater assuntos e temas importantes não só na região, mas a nível nacional”, disse Lidio Lopes. “Por meio das secretarias, podemos promover debates em termos de impactos locais e os desdobramentos de leis federais nos Estados”, acrescentou.

As secretarias temáticas contarão com o trabalho de três parlamentares de Mato Grosso do Sul: Barbosinha (DEM), Renato Câmara (MDB) e Capitão Contar (PSL). Barbosinha assumiu a presidência da Secretaria de Segurança, Renato Câmara tomou posse como vice-presidente de Assuntos Legislativos da Secretaria de Agricultura e o Capitão Contar é o novo vice-presidente de Assuntos Políticos da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo.

“É a oportunidade de acompanhar o andamento de projetos específicos sobre assuntos de interesse da pasta junto ao Congresso Nacional, integrando ideias e projetos apresentados por parlamentares em todos os estados brasileiros”, afirmou o deputado Barbosinha sobre a importância do cargo que assume na Unale.  “Esta é uma pasta que conheço muito de perto, sei o que funciona e o que não funciona neste sistema. Vamos com tudo, dando sempre nosso melhor, onde quer que a gente passe”, completou o parlamentar.

Em suas redes sociais, o deputado Renato Câmara comemorou sua posse. "Estou confiante que ampliarei nossos debates na esfera federal ajudando a solucionar problemáticas apresentadas nas frentes parlamentares da suinocultura, do leite, da avicultura, da regularização fundiária e de recursos hídricos", disse o deputado.

Novas secretarias

Durante o encontro, o deputado Lidio Lopes ressaltou a importância do planejamento do trabalho da Unale neste início de gestão, com estruturação das secretarias temáticas e das frentes e criação de novas pastas. O parlamentar também prestou homenagem, no discurso de abertura, às vítimas da tragédia ocorrida em Petrópolis, no Rio de Janeiro. 

Como parte das deliberações, foram criadas duas novas pastas na entidade: a Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas e a Secretaria de Doenças Raras. Assim, a Unale tem, agora, 12 secretarias temáticas. 

O presidente da Unale também sugeriu a criação da Frente em Defesa da Assistência Social. “Neste momento, essa é uma necessidade urgente. Apenas sete estados têm essa Frente em suas Assembleias e a assistência social neste período de pandemia é uma necessidade muito grande”, defendeu.

O encontro contou com a participação de 33 parlamentares de todo o País, dos quais 21 estiveram no evento presencialmente. Além de Lidio Lopes, outros dois deputados de Mato Grosso do Sul participaram da reunião de forma presencial: Barbosinha, novo presidente da Secretaria de Segurança, e Herculano Borges (Solidariedade), que permanece na Direitora Executiva como secretário estadual.  

O presidente Lidio Lopes declarou, durante o evento, que estão abertas as inscrições para sediar a 25ª Conferência Nacional da Unale. A Casa Legislativa que estiver interessada terá até o dia 23 de março para inscrever seus projetos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...