Semana On

Quarta-Feira 25.mai.2022

Ano X - Nº 488

Campo Grande

Nova base descentralizada do SAMU assegura melhor tempo resposta para atendimento da população

Com mais essa unidade será possível otimizar atendimento de mais de 50 mil pessoas de diferentes regiões

Postado em 18 de Fevereiro de 2022 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Na manhã desta sexta-feira (18), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), inaugurou a 15ª base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), situada no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Com mais essa unidade será possível um melhor tempo resposta para o atendimento de mais de 50 mil pessoas de diferentes regiões. A Unidade de Suporte Avançado USA 04 conta com equipe de médico, enfermeiro e socorrista.

O coordenador do SAMU, Ricardo Rapassi, explica que a nova base está situada em um ponto considerado estratégico, o que facilita o deslocamento e confere mais celeridade no atendimento às ocorrências.

“Até então a viatura tinha que se deslocar da base central para atender as ocorrências em bairros como Jardim Aeroporto,  Nova Campo Grande, entre outros que ficam no entorno, o que levaria entre 15 a 20 minutos dependendo do horário do dia. Estando mais próximos, consequentemente o tempo de deslocamento é menor e a possibilidade de sucesso no socorro a uma vítima de acidente de trânsito ou a uma emergência clínica é muito maior”, diz.

O coordenador destaca que a base do Aeroporto deve atender não somente os bairros do entorno, mas como toda a região Imbirussú, Lagoa e também Segredo. A viatura com equipe de médico, enfermeiro e socorrista.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a inauguração da base representa uma conquista para toda a população e também para o serviço que teve diversos avanços nos últimos anos.

“Logo quando assumimos o SAMU tinha apenas nove viaturas em sua maioria com problemas de manutenção. O serviço chegou a ter apenas uma viatura em funcionamento.  Com planejamento, conseguimos superar as dificuldades e conseguimos renovar 100% da frota. Hoje o serviço conta com 14 viaturas operacionais, ou seja, disponíveis para o atendimento da população, além das reservas. Essa base, que é a 15ª, representa mais uma consquista e certamente vai beneficiar e muito à população”, diz.

O superintendente do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Wilson Brandt Filho, enalteceu a parceria com o Município, que também irá contribuir para dar um suporte aos milhares de passageiros que chegam a Campo Grande diariamente.

“Somente ano passado nós tivemos mais de 1 milhão de passageiros chegando ou saindo da cidade pelo Aeroporto. E eventualmente nós temos algumas ocorrências que necessitam de atendimento médico. Portanto, tendo o SAMU aqui próximo, mais contribuir para que essa pessoa que esteja necessite de uma assistência seja melhor atendida”, diz.

Wilson destaca ainda que a iniciativa do Município deve ser adotada como modelo para outras capitais e cidade do País. “Com a instalação dessa base Campo Grande sai na frente e pode e já pode ser considerada referência. É um serviço que será de extrema importância para todos”, comenta.

O convênio com a Infraero facilitou a implantação da base descentralizada, oferecendo a estrutura física conforme programa arquitetônico mínimo instituído pelo Ministério da Saúde. A base conta com repouso para equipe, copa, banheiros, almoxarifado, local apropriado para higienização de material e da ambulância. Tais exigências são exigências técnicas essenciais para a habilitação e a qualificação, o que já está em andamento.

SAMU Regional Campo Grande

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como finalidade o atendimento pré- hospitalar do paciente, visando a chegada precoce do socorro à vítima, estabilizando o quadro de saúde e, quando necessário, transportando para um serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento.

O SAMU Regional Campo Grande, inaugurado no ano de 2005 e Regionalizado em 2012, conta atualmente com 12 municípios vinculados à sua Central de Regulação Médica de Urgências. O serviço funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações médicas e envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192.

São 24 viaturas atuantes nos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Corumbá/Ladário, Aquidauana/Anastácio, Coxim, São Gabriel do Oeste, Camapuã e Rio Verde de Mato Grosso. Só na Capital, são 14 ambulâncias e 2 motolâncias para o atendimento à população.

Durante todo 2021, a central de regulação de urgência/ SAMU -192 recebeu 280.691 mil ligações telefônicas, resultando em 39.194 atendimentos realizados pelas unidades móveis do SAMU. A média de atendimento neste ano foi de 107 pessoas por dia, socorridas por este serviço.


Voltar


Comente sobre essa publicação...