25/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

‘Investir na região do Pantanal é fortalecer o MS e o Brasil’, afirma Riedel

Publicado em 16/02/2022 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os prefeitos da região do Pantanal elogiaram o investimento de R$ 56 milhões do Governo do Estado, para a compra de aeronaves, veículos e embarcações ao Corpo de Bombeiros, que serão utilizados para reforçar o combate aos incêndios florestais em 2022. Eles destacam que este apoio e planejamento prévio será essencial para enfrentar o período de seca deste ano.

O secretário de Infraestrutura, e pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Eduardo Riedel, destacou a importância da destinação dos recursos. “Investir na região, nos municípios pantaneiros, é fortalecer o Mato Grosso do Sul e o Brasil. Temos um ativo ecológico e econômico muito importante e vamos continuar a desenvolver ações para valorizá-lo”, afirmou.

O prefeito de Corumbá. Marcelo Iunes, falou sobre o investimento. "A aquisição destas aeronaves vão ajudar bastante a conter os incêndios no Pantanal. É mais uma iniciativa positiva da gestão estadual para cidade de Corumbá".

O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, destacou que a medida chega na hora certa. “Os investimentos nesta área são muito importantes, principalmente no Pantanal que sofreu muito com as queimadas nos últimos anos e neste 2022 a previsão não é positiva, em função da falta de chuvas, o que diminui a reserva de água e provoca a morte de animais. Temos que estar preparados”.

Para Nelson Cintra, prefeito de Porto Murtinho, foi mais uma ação oportuna e necessária conduzida pelo governador Reinaldo Azambuja. “Só aqui no nosso município queimou mais de 300 mil hectares e o estrago só não foi maior, porque houve atuação do Governo, com aviões e equipes o dia inteiro para conter as queimadas”. Ele ressaltou que as aquisições vão ajudar muito nestas operações.

Cleidimar da Silva Camargo, prefeito de Rio Negro, lembrou que os novos veículos e aeronaves já fazem parte do planejamento estadual para conter as queimadas no campo. “Vai ajudar muito, até porque existe uma redução de chuvas e com isto vem a preocupação para chegada da seca, por isso estes investimentos chegam em um momento correto, para já se organizar antes deste período”.

Investimentos

O governador Reinaldo Azambuja entregou, no último dia 14, novas aeronaves, veículos e embarcações ao Corpo de Bombeiros. Este investimento (R$ 56,6 milhões) tem o objetivo de fortalecer o combate a incêndios florestais.

Para isto assinou um termo de cedência da aeronave “Air Tractor AT-802F”, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) ao Corpo de Bombeiros e autorizou a aquisição de outra aeronave do mesmo modelo.  Elas são específicas para desempenhar esta função e têm capacidade de transportar até 3 mil litros de água.

Já em relação aos novos veículos, foram entregues 25 viaturas de auto salvamento, que são caminhonetes para o transporte de equipes de combate ao incêndio florestal, assim como mais um veículo de autotransporte de combustível, que se trata de um caminhão que irá levar querosene de avião, com capacidade de 6 mil litros.

Para as novas embarcações, são 5 lanchas no transporte de tropas aos locais de incêndios, que visam aumentar a efetividade das operações e mais dois barcos multifuncionais, com cada um tendo capacidade de levar 16 bombeiros militares sentados, além da tripulação, para missões na região do Pantanal.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *