Semana On

Sexta-Feira 20.mai.2022

Ano X - Nº 487

Campo Grande

Prefeitura inicia neste ano revitalização de 11 espaços de lazer e cultura

Ainda no 1º trimestre de 2022 começa a construção de uma praça no Bairro Nova Lima, entre as ruas Júlio Prestes, Firmo Cristaldo e Eugênia Lima

Postado em 15 de Fevereiro de 2022 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande planeja para este ano investimentos em 11 estruturas de lazer e cultura. No pacote está a revitalização da Lagoa Itatiaia; campos de futebol Parada Obrigatória (em Indubrasil, divisa com Terenos); do Aero Rancho, Santa Felicidade; Centenário e do Complexo Esportivo Olímpico Rui Jorge Cunha, na Vila Nasser. Já está em andamento a construção da estrutura permanente da Cidade do Natal, que será um espaço multiuso nos altos da Avenida Afonso Pena, dentro do Parque das Nações Indígenas.

O planejamento de obras em processo de licitação inclui a retomada e conclusão das obras da Praça da Juventude no Bairro Serra Azul e do Centro de Belas Artes, que abrigará o arquivo municipal e a Secretaria Municipal de Cultura. Está programada a conclusão nesta etapa de 2.900 metros da estrutura que tem 16 mil metros quadrados, construção iniciada ainda nos anos 90 projetada para ser uma rodoviária. As obras devem ser iniciadas no próximo dia 23.

Ainda no 1º trimestre de 2022 começa a construção de uma praça no Bairro Nova Lima, entre as ruas Júlio Prestes, Firmo Cristaldo e Eugênia Lima.

A revitalização do Complexo Esportivo Olímpico Rui Jorge Cunha abrange revisão das instalações elétricas; piso no playground; reconstrução de calçadas; pista de caminhada no entorno do complexo; construção de alambrado na quadra poliesportiva. A quadra receberá novas traves de futebol de salão e cestas de tabela de basquete. O campo de futebol de areia terá refletores; novos chuveirões serão instalados e os banheiros serão reformados. O Complexo tem uma pista de atletismo, com áreas de salto e arremesso, além de um espaço de múltiplo uso, academia ao ar livre.

Campo de futebol no Aero Rancho, no Maria Aparecida Pedrossian, a Praça dos Amigos do Vaguinho e Dalila, tradicional espaço da comunidade, será repaginada. O campo de futebol será gramado; o espaço multiuso receberá pavimento intertravado. A quadra poliesportiva será demarcada para voleibol, basquetebol, handebol e futebol de salão, além de serem instaladas novas traves e tabelas de basquete.  Serão construídos bancos de alvenaria; instalados playground, aparelhos para exercícios e chuveiros. As lâmpadas de sódio serão trocadas pelas de LED. Os alambrados de concretos serão substituídos por tubos de aço galvanizado.

A população do Bairro Nova Lima terá uma nova praça com toda a estrutura. O projeto contempla pista de caminhada; academia ao livre; playground; quadra poliesportiva; calçadas com pavimento intertravado e bancos de alvenaria.

No Bairro Serra Azul, região urbana do Lagoa, será concluída a Praça da Juventude. A estrutura inclui quadra coberta, campo de futebol, vestiário, pista de caminhada, teatro de arena com palco, academia da terceira idade.

Lagoa Itatiaia

Um dos cartões postais de Campo Grande, a Lagoa Itatiaia será revitalizada e segundo o arquiteto autor do projeto, Marcelo Silva, as intervenções previstas não trarão nenhum impacto ambiental.

“Pelo contrário, com a construção de três decks, preservarão as  matas ciliares porque não haverá mais pisoteio dos visitantes, que poderão se aproximar da lagoa pela passarela da estrutura de madeira. Um dos deks foi planejado especialmente para os participantes das competições aquáticas  dos jogos radicais urbanas que, neste ano, a Fundação Municipal de Esportes programou para o local no mês de outubro”, explica  Marcelo, chefe do setor de projetos da Sisep .

O projeto prevê o calçamento com piso intertravado de 62 mil metros quadrados de trilhas que os visitantes utilizam para ter acesso à academia da 3ª idade e a pista de caminhada de  1.360 metros.  Está prevista a instalação de uma área de convivência, com playground, fontes interativas. Será construído um palco para pequenos performances artísticas, aulas de educação ambiental, cercado por bancos rústicos feitos de eucalipto.

A estrutura de  atividade física será ampliada com  uma estação de ginástica; está  prevista a construção de 12 mesas para jogos (domino, xadrez, carta); reforço da iluminação e um container com banheiro e uma sala para administração.

Circundada por um rico ecossistema que ocupa 9 hectares no Bairro Tiradentes, região urbana do Bandeira, a Lagoa Itaiaia concentra 221 diferentes espécies vegetais (65 nativas), entre plantas terrestres, semiaquáticas e aquáticas, além de uma comunidade animal que inclui peixes, insetos, moluscos e aves. A lâmina d’ água tem um metro de profundidade.


Voltar


Comente sobre essa publicação...