16/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Empresas e entidades são parceiros na manutenção de praças em Campo Grande

Publicado em 13/03/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Várias praças, rotatórias e áreas de preservação em Campo Grande recebem manutenção de empresas e entidades, através de uma parceria público privada. O Programa de Parceria Municipal (Propam) existe desde 1991 e incentiva que empresas, instituições e até pessoas físicas adotem praças, canteiros, rotatórias e áreas verdes. Em contrapartida, eles podem colocar publicidade no local.

“Todos ganham, a população pode usufruir de um local limpo e cuidado e o empreendedor pode mostrar sua marca”, comentou o prefeito Gilmar Olarte, durante assinatura de 37 contratos de parceria.

Mesmo que a maioria dos contratos sejam firmados com empresas e instituições, pessoas físicas também podem adotar praças. É o caso de Angelino Marafon, que há 20 anos cuida de uma praça no Recanto dos Pássaros. Partiu dele a iniciativa para manter e arborizar o local. “Eu e minha esposa temos uma lanchonete ali perto. Para deixar mais agradável e com mais árvores, resolvi cuidar da praça”, explica. Nesses 20 anos, ele plantou árvores, plantou grama e ainda cuida da manutenção de duas quadras de areia e um campo de futebol.

“Resolvi tomar a iniciativa para evitar que desocupados ficassem por ali”, conta seo Angelino. “Praça tem de ter banco e árvore, não é mesmo?”, questiona.

O Rotary Club também cuida de uma área na frente da Rodoviária da Capital. De acordo com a presidente do Rotary São Francisco, Rita Filles Lotfi, uma vez por mês os integrantes fazem um mutirão para cuidar da limpeza e da grama. “É um cartão de visita para quem chega na cidade, é importante que esteja bem cuidado”, explica.

Mais de cem empresas também participam do Propam. Proprietários da Academia Sol de Verão, próximo ao Terminal Júlio de Castilho, Roberta Faca Zotareli e Antônio Laércio Zotareli, pretendem implantar, também, programa de exercícios físicos comunitários na área que eles são parceiros. “Esperamos que área de lazer seja estruturada, a região passa por várias melhorias e ainda falta ter a praça”, explicam.

O Propam é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Informações sobre o programa e para adesão pelo telefone 3314-3152.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *