20/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura investe em programas de bem estar animal

Publicado em 26/01/2022 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Novos projetos da Prefeitura de Campo Grande trarão grandes avanços no segmento do bem-estar dos animais, especificamente cães e gatos. A Subsecretaria do Bem-Estar Animal prepara a oferta de serviços com foco nas prioridades de atenção básica aos animais, especialmente os que são vítimas de abandono e maus-tratos.

As Instalações para o atendimento médico-veterinário e acolhimento serão viabilizadas e por meio de estruturas equipadas para acolher, reabilitar e possibilitar que esses animais sejam adotados e possam integrar novas famílias comprometidas com a guarda responsável de cães e gatos.

Vários programas, projetos, ações, atividades, eventos e campanhas como: Abril Laranja, Dezembro Verde e Pet em Família serão realizados para conscientizar e sensibilizar a população, e todos pautados pela educação do bem-estar dos animais, diante da necessidade de diminuir o abandono, maus-tratos e a vulnerabilidade dos animais.

Para isso, a administração municipal investirá na construção da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário – UPAVET e o Centro de Acolhimento Transitório e Adoção de Animais, que tem programação de entrega prevista para este ano. A implantação das unidades proporcionará diversos serviços para atender os tutores de animais domésticos, as ONGs, protetores Independentes e famílias em vulnerabilidade social.

A Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVET) oferecerá atendimentos para prevenção de doenças, atendimento clínico, tratamentos clínicos e ambulatoriais, exames laboratoriais, exames de imagem e cirurgias de urgência e emergência para caninos e felinos. A estrutura que vem sendo planejada contará com parcerias das instituições de ensino para aprimoramento dos acadêmicos das áreas relacionadas à medicina veterinária, biologia, zootecnia e psicologia, agregando ainda mais serviços e oportunidades para que Campo Grande se torne uma referência na gestão dos temas relacionados ao Bem-Estar Animal.

O Centro de Acolhimento Transitório e Adoção de Animais terá capacidade para acolher e reabilitar, cães e gatos vítimas de maus-tratos e abandono e também tem previsão de funcionamento para 2022 e sua estruturação prevê programas de reabilitação não só físicos como também reabilitação de alterações de comportamento para que os animais sejam ressocializados.

Além do planejamento para a implantação das estruturas de atenção básica aos animais domésticos e seus tutores, avançaremos nas ações de Educação para o Bem-Estar Animal por meio de programas e atividades focadas no conceito das 5 Liberdades dos Animais e Saúde Única. O objetivo será intensificar a educação sobre bem-estar animal nas escolas municipais e para a população, pois a sensibilização e conscientização coletiva com foco na mudança de comportamentos e na guarda responsável, contribuirá para a diminuição dos índices de maus tratos e violências cometidas contra os animais.

Programas e Projetos

A Subsecretaria lançou importantes programas e projetos no ano de 2021, proporcionando grandes avanços e agregou a participação da população em todas as suas atividades e ações, que foram um marco para o segmento de proteção e defesa dos animais em Campo Grande.

  • O Projeto Subea Itinerante prestou serviços de atendimento aos animais acolhidos em ONGs, domicílios de protetores independentes, lares temporários e animais tutelados por munícipes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, atendendo quase 3 mil animais desde o seu lançamento em maio de 2021.
  • As Feiras de Adoção realizadas ao longo do ano de 2021 proporcionaram a adoção de mais de 350 animais que viviam em situação de acolhimento por serem vítimas de maus-tratos, e que agora contam com um novo lar, tutores sensibilizados com a importância da guarda responsável e principalmente, proporcionando amor e cuidados com os animais.
  • O Programa de Castração expandiu os serviços de castração ao oferecer 600 procedimentos por mês. A prioridade é para animais em condição de vulnerabilidade acolhidos por ONGs e protetores independentes e também beneficia animais tutelados por munícipes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, animais comunitários e animais adotados através das feiras de adoção.
  • O Censo Populacional foi realizado pela primeira vez no município e com isso, foi possível levantar informações sobre o segmento de acolhimento animal, cadastrar mais de 100 entidades da organização da sociedade civil e protetores independentes que mantém estrutura de acolhimento e quantificar os mais de 2.700 animais acolhidos e será utilizado para direcionar o planejamento das ações para os próximos anos.
  • O Programa Banco de Ração e Utensílios para animais recebeu doações de pessoas físicas e jurídicas, superando as expectativas ao arrecadar aproximadamente 2 toneladas e meia de ração que foram doadas para Ongs e Protetores do segmento animal.
  • Houve também o acompanhamento de denúncias e ocorrências às mais de 600 animais vítimas de abandono e/ou maus-tratos em que tiveram algum auxílio da subsecretaria e dos parceiros da iniciativa público-privada.

Ações e Eventos

A Subsecretaria também realizou importantes parcerias em 2021 nos bairros mais carentes da cidade, realizando ações e eventos visando beneficiar a população e animais com atendimentos sociais, proporcionando atendimento e orientação médico-veterinária, vermifugação e vacinação antirrábica, fornecimento de ração, microchipagem, atingindo quase 3 mil animais entre cães e gatos.

Foram diversas ações conjuntas com atendimento médico-veterinário, resgate de animais em situação de maus-tratos e abandono, realizados em parceria com o CCZ, DECAT, Patrulha Ambiental da GCM, Polícia Militar Ambiental (PMA), ONGs e Protetores Independentes. E ainda, esteve presente em diversos eventos e reuniões para a interlocução das temáticas de Defesa, Bem-Estar e Direitos dos Animais com o segmento em conjunto com os Poderes Legislativo, Judiciário e a sociedade civil.

Campanhas de Bem-Estar Animal

As principais campanhas realizadas durante o ano, foram o Abril Laranja que é o mês de prevenção contra a crueldade animal, em que a subsecretaria realizou a divulgação em mídias e entrega de panfletos educativos para servidores da prefeitura.

A Campanha do Agasalho Animal arrecadou e doou para famílias e animais em vulnerabilidade: caminhas, cobertinhas, tapetes, casacos pets, ração e utensílios.

Na Campanha Dezembro Verde, realizada no mês de conscientização contra o abandono e maus-tratos, houve o 1º Pet em Família, evento que contou com várias atrações e serviços para toda a família e seus pets, levando cerca de 5 mil pessoas para os Altos da Av. Afonso Pena, juntamente com seus animais.

Para acompanhar e saber mais sobre as atividades da Subsecretaria do Bem-Estar Animal basta acessar as redes sociais, facebook e instagram pelo @subeacg ou também pelo site www.campogrande.ms.gov.br/subea


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *