19/03/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Bienal Black Brazil Art vai até o dia 18 em formato on-line

Publicado em 12/01/2022 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Depois de uma primeira edição presencial no ano de 2019-2020, com diversas atividades para o público de Porto Alegre e Florianópolis, a 2ª Bienal Black Brazil Art (2BienalBlack) está sendo realizada em formato virtual, apresentando o tema "Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino: Representação Visual e Afetiva".

A abertura aconteceu na quinta-feira (13), pelo YouTube. A atração vai até 18 de julho. Todas as atividades são virtuais e gratuitas. A programação completa está no site do evento.

A Bienal apresenta criações de artistas contemporâneos individuais e coletivos. Pintura, escultura, fotografia, instalação, têxtil, videoarte e performance são algumas das categorias em exibição. Apresentações, oficinas e talks serão exibidos ao longo dos seis meses do evento.

Bienal traz cerca de 250 obras de mais de 100 artistas

A mostra reúne obras selecionadas da chamada pública do evento, artistas convidados do Brasil e exterior, e trabalhos e projetos de duas residências internacionais produzidas ao longo de 2021, RAVC (Brasil/Uruguai) e Incorporare (Brasil/Itália). A exposição divide-se em seis eixos: Ninharias, Persona Hacker, Plantando Escuta, Cartografia da Voz, Corpo-Espaço e Incorporare. Cada subdivisão apresenta uma proposta sensorial/emocional distinta.

"A Bienal Black Brazil Art continua sendo uma iniciativa inédita com o objetivo de criar uma plataforma de diálogo, difusão e compartilhamento entre a produção de artistas mulheres, principalmente negras, ou produções inspiradas nessas mulheres", explica a museóloga Patricia Brito, que divide a curadoria com Priscila Costa e Zaika dos Santos.

Ao todo, a 2BienalBlack reúne cerca de 250 obras de mais de 100 artistas. A Bienal Black age na coleta e difusão sobre arte com foco na produção de artistas feministas. Alessandra Simões, Ana dos Santos, Camila de Moraes, Carolina Cerqueira, Hiromi Toma, Leda Maria Martins, Luciana Conceição, Nohara Arrieta e Tiffany Ward são algumas das convidadas das mesas.

"Reafirmar que a ideia de diversidade de gênero num país como o nosso tão plural promove excelência nas suas artes, na sua cultura e se traduz na sua educação", avalia Patrícia. "Insistir que a igualdade deve ser um critério decisivo não só na educação como na cultura e na vida pública e privada nos tira do falso mito da democracia racial também", finaliza.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *