Semana On

Quarta-Feira 25.mai.2022

Ano X - Nº 488

Mato Grosso do Sul

Governo do Estado inicia agendamento de testes Covid nos Drive-Thrus

Diante do aumento de casos de Covid-19, Governo do Estado amplia testagem e intensifica campanha por vacinação

Postado em 12 de Janeiro de 2022 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria de Estado de Saúde inicia nesta sexta-feira (14) os agendamentos online para os exames de Covid nos Drive-Thrus de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. As três unidades retornam o funcionamento a partir deste sábado (15), das 8h às 18h.

A marcação dos testes será feito exclusivamente de forma online através do endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-rapido-antigeno-para-covid-19/ . O agendamento é de caráter auto declaratório. Os exames poderão ser feitos por pessoas acima de 12 anos sintomáticas, e assintomáticas que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para Covid ou com casos suspeitos. Também poderão agendar testes as pessoas que estão com viagem marcadas para o exterior.

O funcionamento das unidades será das 8h às 18h. Nos Drive-Thrus serão realizados somente testes rápidos de antígeno para Covid. Poderão fazer exames nos Drive-Thrus somente veículos automotores de quatro rodas. Não serão aceitas pessoas a pé, de motocicleta ou bicicleta.

Os exames ficarão prontos no mesmo dia. O resultado poderá ser acessado através de e-mail, mensagem SMS ou diretamente no site da SES/MS.

Em parceria entre a SES/MS e Cassems, em Campo Grande será montado o Drive-Thru no estacionamento da sede da Cassems, na Rua Antônio Maria Coelho, 6065. Serão ofertados 600 testes por dia.

Em Dourados, o Drive-Thru será reativado no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, 1167. Serão ofertados 100 testes diariamente.

Em Três Lagoas, o Drive-Thru volta a funcionar no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Fillinto Muller, 3.300, no Jardim Morumbi. Serão ofertados 50 testes diários.

Vacinação

O Governo de Mato Grosso do Sul vai intensificar a campanha de conscientização sobre a importância da vacinação para vencer a pandemia. As decisões do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) foram tomadas diante do aumento do número de casos de Covid-19, aliado ao de Influenza A.

O anúncio das novas medidas foi feito pelo presidente do programa, secretário Eduardo Riedel, e pelo titular da Saúde, Geraldo Resende, em entrevista coletiva no último dia 10.

Serão reabertos os drive-thrus para testagem de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas e reforçado o de Corumbá. Além disso, haverá entregas semanais de novos testes aos municípios, desde que as prefeituras concordem.

Para Riedel, testagem e a vacinação são medidas necessárias para conter o avanço da pandemia provocada pelo coronavírus. “Noventa e cinco por cento das pessoas que vêm a óbito, são aqueles que não tomaram a vacina. Isso no Brasil. Então, a vacinação é fundamental nesse processo que estamos vivendo”, explicou Riedel.

Já o secretário Geraldo Resende explicou a importância da testagem para permitir o acesso gratuito da população ao serviço e para monitorar o avanço da doença em Mato Grosso do Sul. “Quanto mais testagem nós tivermos, maior compreensão teremos da doença e poderemos cumprir estratégia para enfrentar”, disse Resende.

Vacinação de crianças

Também na coletiva, o secretário Geraldo Resende explicou que Mato Grosso do Sul aguarda a chegada e remessa de vacinas pelo Ministério da Saúde para começar a fazer a imunização das crianças de 5 a 11 anos, dependendo dessa entrega, no próximo dia 15.

Influenza

O novo formato do boletim epidemiológico da SES também traz as informações sobre a Influenza. Foram registradas 175 novas notificações e 1 novo caso da doença. 

Não houve registro de novas mortes pela doença. Porém, Mato Grosso do Sul já registrou 12 óbitos por influenza. A taxa de letalidade está em 6,9%. 

Dose de reforço

A Secretaria de Estado de Saúde solicitou esforço dos secretários municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul para ampliar a aplicação das doses de reforço da vacina da Janssen.

O secretário Geraldo Resende destacou a necessidade de que a população procure os locais de vacinação para tomar a dose de reforço. “Depois de toda luta que tivemos para conseguir as doses da vacina da Janssen no Estado, é um absurdo que as pessoas não estejam tomando a segunda dose da Janssen. O Ministério cumpriu com a sua parte e enviou as doses necessárias”, disse.

Mato Grosso do Sul aplicou 243 mil D1 da vacina da Janssen, e até o momento 44,09% das pessoas tomaram a dose de reforço. Ainda 135 mil pessoas não procuraram as unidades de saúde para aplicação da dose de reforço da Janssen.

Campo Grande aplicou 53.589 D1 da Janssen e até o momento aplicou 19.255 doses de reforço, cobertura de 35,93%, Corumbá aplicou 26.397 D1 e aplicou o reforço em 8.798, cobertura de 33,33%, Três Lagoas aplicou 8.350 D1 e aplicou o reforço em 3.535, cobertura de 42,34% e Dourados aplicou D1 da Janssen em 13.578 pessoas e aplicou o reforço em 9.007, ficando com cobertura de 66,34%.

Os municípios com menor percentual de aplicação da dose de reforço da vacina da Janssen são Aral Moreira, com 23,51%, Iguatemi, com 23,58%, Rio verde, com 23,87%, Paranhos, com 26,03% e Corguinho com 27,37%.

O secretário destacou a importância para que os municípios criem estratégias para aumentar a cobertura vacinal da dose de reforço da Janssen. “É necessário que continuemos a aplicação das doses de reforço na população. Já é de conhecimento que a vacina tem um decréscimo na proteção após seis meses”, disse.


Voltar


Comente sobre essa publicação...