29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Para aprimorar o cuidado com os pacientes, Cassems realizou ‘I Workshop de Curativos’

Publicado em 17/12/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nos últimos dias 14 e 15, o Hospital Cassems Campo Grande realizou o “I Workshop de Curativos” para colaboradores da unidade hospitalar. O encontro teve o objetivo de expandir o conhecimento sobre lesão por pressão e reforçar todas as atividades de assistência preventiva, que contribuem para o tratamento dos pacientes. No evento, profissionais de saúde abordaram diversos temas para aprimorar mais ainda o cuidado.

De acordo com o diretor Administrativo do Hospital Cassems Campo Grande, Alessandro Depieri, a disseminação de informações é importante para a melhora contínua dos serviços oferecidos na unidade hospitalar. “Queremos espalhar conhecimento sobre lesão por pressão, falar sobre atividades assistenciais preventivas que fazem diferença no tratamento do paciente, proporcionando uma desospitalização mais rápida, que é fundamental para quem está em tratamento e para o hospital”.

A enfermeira Amanda Fernandes participou do workshop e salienta a sua satisfação. “Esse primeiro simpósio é de extrema importância para abordar todos os esquemas para prevenir as lesões. Na palestra, falei sobre o controle de infecção, higiene das mãos, cuidados com acesso central e periférico. A equipe multidisciplinar está presente, são vários profissionais fazendo esse cuidado, como a equipe médica, de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas”.

Para a coordenadora do serviço de Nutrição da Cassems, Ângela Correa, o workshop traz dinamismo para o processo de aprendizado entre profissionais. “Essa forma de trabalho contribui muito para o ensino. Então, conseguimos compartilhar algumas inconsistências nos nossos processos de cuidados e relembrar técnicas que melhoram o trabalho. É muito produtivo, conseguimos aprender juntos”.  

Conforme afirma a enfermeira Fernanda Ceznek, além do treinamento teórico, as exposições práticas dos palestrantes contribuem para o aprendizado. “O treinamento é muito importante, para que as equipes tenham conhecimento dos materiais disponíveis dentro do hospital e os cuidados que eles podem passar para os pacientes. Realizar os procedimentos da maneira correta contribui para que os pacientes tenham uma boa evolução e desospitalização precoce”.

A enfermeira e consultora técnica do projeto do workshop de curativos, Juliana Corrente, explica que o principal objetivo é levar qualidade de serviço e segurança para os pacientes do Hospital Cassems. “Com o evento, trouxemos uma metodologia mais dinâmica para os funcionários, mostrando a equipe multiprofissional, a importância da prevenção e tratamento das doenças de pele”.

Segundo o gerente de Enfermagem do Hospital Cassems Campo Grande, Fábio Doneida, a busca por uma melhora contínua da qualidade assistencial é uma prática da unidade hospitalar. “Nós trabalhamos em um hospital acreditado, com o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Então, buscamos melhorar a prestação dos nossos serviços”.

O que é a lesão por pressão

As lesões por pressão são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição. Essas lesões ocorrem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, como, por exemplo, a cama ou a cadeira de rodas.  


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *