20/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Seu Cachorro e Você – Alexandra Horowitz

Publicado em 16/12/2021 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Da autora do best-seller A cabeça do cachorro. Considerando a conexão que compartilhamos com nossos cachorros, é possível melhorar a vida deles? A renomada cientista e escritora Alexandra Horowitz mostra que sim (e como) em seu novo livro Seu cachorro e você: A história de uma conexão única.

Após o sucesso de “A cabeça de cachorro”, a autora examina as particularidades da relação entre humanos e seus cães, e como foi criada uma indústria que mobiliza capital e afetos, alterando nossa economia, rotina e até mesmo a linguagem. Amamos os cães e (assim presumimos) eles nos amam. Cuidamos dos cães, mas eles também cuidam de nós. Compramos roupinhas, brinquedos, sapatos, além de nos preocuparmos com sua vida social, alimentação e saúde.

A história do relacionamento entre humanos e cachorros existe há milhares de anos, porém está longe de ser completamente compreendida. Em Seu cachorro e você: A história de uma conexão única, a professora de psicologia e doutora em ciência cognitiva Alexandra Horowitz explora todos os aspectos dessa relação interespécies tão singular e complexa.

É impressionante como esses nossos companheiros nos entendem e compreendem de uma forma tão única e especial.

Ao mesmo tempo que analisa o impacto cultural canino na sociedade, Horowitz revela as curiosidades, surpresas e contradições que surgem ao se conviver com um cachorro. Celebramos sua individualidade, mas muitas vezes criamos expectativas inadequadas e esperamos que tenham comportamentos humanos.

Com o olhar de cientista e de amante de cães, Horowitz reflete sobre os animais que se tornaram o exemplo do que é ser companheiro e, em contrapartida, como isso se reflete na humanidade. Em treze capítulos embasados, seu cachorro e você afirma nossa profunda afeição por esses animais e traz um olhar diferenciado para esses companheiros: entendemos mais os cães e, no processo, nós mesmos.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *