Semana On

Segunda-Feira 16.mai.2022

Ano X - Nº 487

Mato Grosso do Sul

Boletim Covid desta sexta-feira confirma 54 novos casos e 1 óbito por Covid

Os municípios com maior número de novos casos são Caarapó, Dourados, Corumbá e Campo Grande

Postado em 10 de Dezembro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nesta sexta-feira (10) foram confirmados mais 54 casos e 01 novo óbito pela Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Durante a live de apresentação do Boletim Covid, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Crhistine Maymone enfatizou a importância da população fazer a testagem. 

“Teve algum sintoma ou contato com alguém que testou positivo? Por favor, vá até a unidade de saúde mais próxima. Nós precisamos que você não abandone a testagem, teve sintoma, faça a testagem”, destacou a secretária adjunta da Saúde, Crhistine Maymone. 

Os municípios com maior número de novos casos são Caarapó (19), Dourados (12), Corumbá (7) e Campo Grande (6).  A média móvel de infecções diárias confirmadas na última semana no Estado está em 52. A taxa de contágio se manteve estável com 0,88. Existem 76 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros e outros 199 sem encerramento pelos municípios. 

Dos casos ativos, 43 são pacientes internados em leitos clínicos (23) ou de unidade de terapia intensiva (20). “Nós tivemos uma diminuição no número de internados que é um dado bastante positivo pra gente. Mas precisamos continuar monitorando, por isso a importância dos testes”, enfatizou Maymone. 

Já a taxa de ocupação global de leitos SUS/UTI apresenta cenário acima de 50% apenas na macrorregião de Dourados que está com 65%. Na de Campo Grande está com ocupação de 50%, Corumbá 35% e Três Lagoas 34%. 

Um novo óbito foi registrado em Dourados, e tem como data de ocorrência o dia 6 de dezembro. Com a atualização o mês já acumula 8 mortes que somadas às ocorridas desde o início da pandemia, totalizam 9.704. 

O painel Vacinômetro conta com 81,49% da população total do Estado vacinada com a primeira dose ou dose única, e 71,79% com as duas doses. 

“Nós precisamos completar o nosso ciclo vacinal. Temos que manter o uso de máscara e distanciamento social. Pedimos a você que ainda não completou o ciclo vacinal, tome sua segunda dose, ou dose de reforço. São com essas atitudes que vamos conseguir sair o mais rápido possível dessa pandemia”, elencou o diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Frahia. 

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico Covid desta sexta-feira, 10 de dezembro de 2021.


Voltar


Comente sobre essa publicação...