Semana On

Terça-Feira 17.mai.2022

Ano X - Nº 487

Campo Grande

Sesau lembra pais e responsáveis por menores de 15 anos da importância em atualizar caderneta de vacinação

Campanha ainda registra baixa adesão em todo o Brasil

Postado em 18 de Novembro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A menos de duas semanas para o encerramento da campanha multivacinação para atualização da caderneta de imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos, foi constatado que os responsáveis por cerca de 20,8 mil pessoas que fazem parte deste público estiveram nas unidades de saúde da Capital. 

A campanha iniciou no dia 1º de outubro e terminaria no final daquele mês, contudo, com a baixa procura em todo o País, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar por mais 30 dias o período para que os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes possam atualizar a caderneta. 

“Essa campanha é uma alternativa encontrada para tentar aumentar a cobertura de vacinas de rotina, que ano após ano tem sofrido uma queda preocupante, permitindo a proliferação de vírus e reinserção de doenças graves no território nacional”, explica o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. 

Para ele, a baixa procura não é justificável, uma vez que todas as unidades de saúde estão disponibilizando as doses durante todo o dia e há plantões de vacinação aos sábados e feriados. “Por mais que acreditamos que a caderneta do nosso filho está em dia, é necessário ir a uma unidade de saúde para confirmar, o profissional irá orientar da melhor forma”, conclui o titular da pasta. 

Do total de crianças e adolescentes que compareceram às unidades de saúde, cerca de 80% recebeu uma ou mais doses para completar a caderneta, de acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) no último dia 17. 

Doses disponíveis na campanha multivacinação 

BGC 

Hepatite B 

Poliomielite (VIP – inativada) 

Poliomielite (VOP – atenuada) 

Rotavírus Humano G1P1 

Pentavalente 

Pneumocócica 10 valente 

Meningocócica C (conjugada) 

Febre Amarela 

Tríplice Viral 

Tetraviral 

Hepatite A 

DTP 

Difiteria e Tétano (dT) 

HPV 

Pneumocócica 23-valente 

Varicela 

Influenza 

dTpa (apenas para gestantes)


Voltar


Comente sobre essa publicação...