Semana On

Sexta-Feira 03.dez.2021

Ano X - Nº 469

Legislativo

Consciência Negra: ALEMS entrega Troféu Zumbi dos Palmares nesta sexta-feira

Legislativo lança página multimídia ‘ALEMS Antirracista’

Postado em 18 de Novembro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vai homenagear 30 personalidades, reconhecidas na luta de combate ao racismo e na promoção da igualdade racial, com o Troféu Zumbi dos Palmares. O evento - realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro - acontecerá no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h30, nesta sexta-feira (19).

A honraria foi instituída na Casa de Leis, por meio da Resolução 36/2009, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), proponente da solenidade. Para o parlamentar, a homenagem é uma das ações mais importantes relativas ao mês da Consciência Negra, no Estado.

“O Troféu Zumbi dos Palmares é entregue há mais de dez anos no nosso Estado às pessoas que lutam contra discriminação racial. Àquelas que promovem a igualdade étnico-racial no nosso Estado. Essas pessoas precisam ter o reconhecimento público. Precisam ser incentivadas”, destacou o deputado.

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003, quando foi incluída no calendário escolar até ser, oficialmente, instituído em âmbito nacional mediante a Lei 12.519/ 2011.  A data, 20 de novembro, é celebrada em todo o Brasil como forma de lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência negra à escravidão.

Página e Livro

Em comemoração à data a ALEMS lançou a página especial “ALEMS Antirracista”. O material multimídia produzido pela Secretaria de Comunicação Institucional do Parlamento, com o apoio da Mesa Diretora da Casa de Leis, pode ser consultado na íntegra, gratuitamente, por meio deste link no site do Parlamento.

São textos, fotos, infográficos, vídeos e áudios com o objetivo de combater o preconceito e a discriminação racial. O conteúdo vai desde os aspectos históricos e conceituais do racismo estrutural até a elaboração de um e-book com uma história ilustrada, a qual mostra os danos do racismo e da segregação. O livro, produzido por servidores da Casa de Leis, pode ser acessado aqui.

A página apresenta as iniciativas antirracistas desenvolvidas pela ALEMS, entre elas leis que visam igualdade racial e valorização da cultura negra em Mato Grosso do Sul. “Nossa obrigação, enquanto parlamentares, é trazer esse debate para o centro do Poder Público e firmar um compromisso por uma cultura antirracista”, destaca o presidente do Legislativo, deputado Paulo Corrêa (PSDB). 

Servidores negros da ALEMS foram convidados a fazer uma reflexão por um mundo antirracista, e os vídeos estão disponíveis na página. Também há uma seção dedicada à compilação das principais ideias do livro “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa e ativista Djamila Ribeiro. A página traz ainda um banco de talentos de artistas negros que atuam em Mato Grosso do Sul, nas áreas da música, literatura, artes plásticas e visuais, fotografia e dramaturgia.

Para saber mais sobre a criação e desenvolvimento da página “ALEMS Antirracista”, ouça o episódio do podcast da Casa de Leis, clicando neste link


Voltar


Comente sobre essa publicação...