Semana On

Quarta-Feira 25.mai.2022

Ano X - Nº 488

Legislativo

Flávio César participa do lançamento do teste de coleta para o Censo 2022

O teste de coleta começou pelo Bairro Oliveira e tem previsão de seguir até 4 de dezembro

Postado em 05 de Novembro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César, participou no último dia 4 do lançamento do teste de coleta do Censo Demográfico 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que vai ocorrer em Campo Grande. O evento para apresentar os trabalhos aconteceu no auditório da Câmara Municipal.

O teste de coleta do Censo Demográfico começou – também no dia 4 - no Bairro Oliveira, em Campo Grande, e tem previsão de seguir até 4 de dezembro. Os pesquisadores irão percorrer os seis setores do bairro para coletar os dados dos moradores. Este é um dos preparativos para a coleta geral em 2022.

O secretário Flávio César destacou durante o lançamento que o Governo do Estado está à disposição para ajudar e ser parceiro do IBGE. “O Governo do Mato Grosso do Sul reconhece a importância e o papel fundamental do IBGE na sociedade, que faz um levantamento primoroso e detalhado no Censo, de casa em casa, mapeando todos os dados e informações necessárias”, descreveu.

Também ressaltou que estes dados são importantes tanto para o poder público, como iniciativa privada. “O trabalho realizado pelo IBGE é motivo de orgulho para todos nós. O governo é parceiro da instituição e estamos à disposição para ajudar naquilo que houver necessidade”, acrescentou o secretário.

O chefe da unidade estadual do IBGE, Mário Alexandre de Pinna Frazeto, ressaltou que estes dados ajudam os governantes a fazer o planejamento dos municípios e que este teste de coleta no Bairro Oliveira será um retrato de Campo Grande. “Lá poderemos ver os avanços e até o que precisa melhorar, será um teste para o Censo em 2022”.

Teste na Capital

O IBGE está realizando testes de coletas em todos os estados, para já começar a preparação do Censo de 2022. No Mato Grosso do Sul os trabalhos vão ocorrer na Capital somente no Bairro Oliveira. Os pesquisadores estarão devidamente uniformizados, com crachá e colete, além de cumprir os protocolos de biossegurança.

Durante os testes vão ocorrer todas as etapas do Censo, para coletar informações sobre características do entorno das residências, como se tem água, luz e asfalto disponível, assim como condições de acessibilidade para cadeirantes, além das entrevistas com os moradores.

“Assim vamos fazer os preparativos para o ano que vem, onde por meio do Censo podemos identificar como compõe nossa população, que impacto a pandemia teve nas residências e onde o poder público deve atuar para melhorar as condições. Tivemos que adiar devido a pandemia, mas estamos focados em 2022”, destacou Frazeto.


Voltar


Comente sobre essa publicação...