Semana On

Sexta-Feira 20.mai.2022

Ano X - Nº 487

Campo Grande

Prefeitura inicia projeto de estímulo a comercialização da produção do agro

A partir do dia 12, o projeto Circuito Verde oferecerá produtos dos pequenos agricultores ao campo-grandense

Postado em 05 de Novembro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com objetivo de encurtar a cadeia de comercialização entre a saída da produção no campo e a chegada às mãos do consumidor, a Prefeitura Municipal iniciará no próximo dia 12 o projeto Circuito Verde, proposta inserida no Programa Agro + Produtivo, da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

A ação vai iniciar no estacionamento da Central do Cidadão a partir das 8h, e pensando em contribuir para a melhoria do processo produtivo do pequeno produtor e também para melhoria da qualidade do produto que chega à mesa do consumidor, a Sidagro está analisando mais 3 locais para iniciar a comercialização. Entre os locais estudados estão na Rua da Divisão (Parati), em frente à Sicredi, a Igreja Perpétuo Socorro, Alphaville II.

“Nesse Circuito Verde nós estamos destacando a necessidade que o produtor se aproprie do que é fazer uma boa comercialização. Por isso é que estamos exigindo também o curso de Manipulação e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para quem participa desse projeto”, afirma Rodrigo Terra, titular da Sidagro.

Cadeia Longa

O processo de comercialização para o pequeno produtor é muito difícil. O agricultor familiar tem dificuldade de oferecer seus produtos, principalmente quando participa da linha de comercialização das cadeias longas. Esse é um projeto no qual os produtores participantes consigam obter uma boa renda.

“Cadeia longa é aquela em que o produtor vende para um atacadista, o atacadista distribui para um revendedor, até esse revendedor chegar ao consumidor final”, explica João Duarte, superintendente do Agronegócio da Sedesc. Para ele, “nesse tipo de comercialização o produtor obtém um preço menor do que ele poderia ter porque tem que sustentar os outros elos da cadeia e o consumidor, lá na ponta da cadeia, também paga um preço maior pelo produto”.

Os produtores cadastrados no projeto passaram por curso de manipulação de alimentos realizado pela Sidagro na semana passada e contou com a  participação de 15 produtores interessados em ingressar no projeto, cumprindo a exigência inserida na proposta.


Voltar


Comente sobre essa publicação...