Semana On

Sexta-Feira 20.mai.2022

Ano X - Nº 487

Campo Grande

Campanha para atualização de caderneta de crianças e adolescentes é prorrogada

Ao todo, são 18 doses de imunizantes que estão disponíveis até o final deste mês durante a campanha

Postado em 03 de Novembro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A campanha multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade foi prorrogada até o dia 30 de novembro. Ao todo, são 18 doses de imunizantes que estão disponíveis até o final deste mês durante a campanha. 

Em Campo Grande, até o dia 29 de outubro, data que finalizaria a campanha, 12.567 crianças e adolescentes foram até uma unidade de saúde verificar se havia a necessidade de atualizar a caderneta. Deste total, 72,6% recebeu pelo menos uma dose de um imunizante. 

“Há algumas faixas etárias, principalmente entre os menores de um ano e crianças com quatro anos, que necessitam tomar várias vacinas, mas isso não quer dizer que estão com a caderneta desatualizada. Ainda assim, há muita criança com a vacina atrasada, como é o caso do público de 11 anos, que é um dos que mais está sendo imunizado”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

A prorrogação da campanha foi uma decisão do Ministério da Saúde, que vê com preocupação o não cumprimento das metas de vacinação em todo o território nacional. Em Campo Grande, há pelo menos quatro anos a cobertura está abaixo do preconizado. 

A maior preocupação é em relação à VIP – Vacina Inativada, que protege contra a poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil. No país, há mais de trinta anos não há o registro de um novo caso de infecção provocada pelo vírus, mas, da mesma forma que o sarampo foi reinserido em território nacional, o temor é que esta doença também volte. 

Todas as unidades de saúde possuem as doses disponíveis durante o dia todo, sendo o horário das salas de vacina, em sua maioria, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45. 

Doses disponíveis na campanha multivacinação 

- BGC 

- Hepatite B 

- Poliomielite (VIP – inativada) 

- Poliomielite (VOP – atenuada) 

- Rotavírus Humano G1P1 

- Pentavalente 

- Pneumocócica 10 valente 

- Meningocócica C (conjugada) 

- Febre Amarela 

- Tríplice Viral 

- Tetraviral 

- Hepatite A 

- DTP 

- Difiteria e Tétano (dT) 

- HPV 

- Pneumocócica 23-valente 

- Varicela 

- Influenza 

- dTpa (apenas para gestantes)


Voltar


Comente sobre essa publicação...