Semana On

Sexta-Feira 20.mai.2022

Ano X - Nº 487

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é o Estado que mais investe em bolsas de doutorado

Estado vem se destacando nacionalmente pelos investimentos em ciência e tecnologia

Postado em 03 de Novembro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Dados do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) mostram que o Estado é o que mais investe em bolsas de doutorado com recursos estaduais por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect).

No cenário que considera os incentivos em bolsas de mestrado e doutorado, Mato Grosso do Sul é o segundo maior investidor do País. 

Na avaliação do diretor-presidente da Fundect, Prof. Márcio de Araújo Pereira, esta posição é fruto do investimento em editais de mestrado nos últimos cinco anos. 

“Especialmente pela parceria estratégica com o Ministério da Educação, por meio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) onde foram investidos R$ 7,4 milhões em bolsas de pesquisa científica para 59 cursos de pós-graduação de 5 universidades de Mato Grosso do Sul: UFMS, UEMS, UFGD, UCDB e Uniderp”.

Bolsistas

Entre os bolsistas de mestrado está Mahara Baggio Arcie, de 24 anos, nascida em Curitiba e moradora de Mato Grosso do Sul há 7 anos. Formada em geografia, a jovem iniciou o mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em meio a pandemia. Segundo ela, as aulas a distância não interferem no processo de aprendizagem, e a bolsa de estudo é fundamental. 

"No meu ponto de vista, a bolsa de estudos é imprescindível, levando em consideração que por meio da mesma, tenho a oportunidade de me dedicar em tempo integral ao mestrado, com excelentes professores e em uma ótima universidade". 

Tatiana Cantarella Sarmento, de 33 anos é natural de Amambai e mudou-se para a Capital quando os pais bancários vieram transferidos. Formou-se em nutrição pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) onde atualmente faz doutorado em biotecnologia. 

"A bolsa nos dá a oportunidade de estar investindo em uma pesquisa que vai fazer diferença na prática clínica. Trabalho com nutrição esportiva e minha pesquisa vai avaliar uma estratégia nutricional a base de plantas em ratos corredores. Então, o achado dessa pesquisa vai me permitir uma estratégia nutricional que eu possa usar com meus pacientes, ou seja, posso apoiar meus colegas de trabalho com esse serviço essa conduta, essa estratégia", destaca. 

Dados de outubro de 2021, mostram que a Fundect atende 418 bolsistas, sendo 75 de mestrado, 52 de doutorado e 7 de pós doutorado, além de outras modalidades.

UEMS está com 177 vagas abertas em 8 mestrados e 2 doutorados

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com 177 vagas abertas em oito programas de mestrado (acadêmicos e profissionais) e dois de doutorados acadêmicos, para ingresso no ano de 2022. As oportunidades são para as Unidades de: Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia e Dourados.

Confira:

Doutorado e Mestrado em Recursos Naturais (PGRN)

Inscrições: até 03/11/21

Unidade: Dourados 

Vagas: até 20 vagas mestrado e até 9 vagas para doutorado

Poderão inscrever-se no processo seletivo graduados(as) nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra, ou Ciências Biológicas, ou Engenharias, ou Ciências Agrárias, ou os cursos de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, ou Farmácia, ou Biomedicina, ou Medicina, ou Nutrição, ou Tecnologia em Gestão Ambiental ou Tecnologia Ambiental. Os(As) candidatos(as) que estejam cursando o último semestre do curso de graduação poderão se inscrever, desde que o(a) candidato(a) no ato da matrícula apresente os documentos comprobatórios da colação de grau.

As inscrições poderão ser realizadas de forma online, com envio da documentação para os e-mails pgrn@uems.br e pgrn.uems@gmail.com. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100. Atenção: o prazo para gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição se encerra às 10h do dia 03/11/2021.

Editais disponíveis em:   

http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/recursos-naturais-dourados-mestrado-academico/inscricoes

Doutorado e Mestrado em Agronomia (PGAGRO) 

Inscrições: até 26/11/21

Unidade: Aquidauana

Vagas:  até 20 vagas mestrado e até 10 vagas para doutorado

Poderão inscrever-se no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - área de concentração Produção Vegetal, nível de mestrado, graduados em Agronomia ou áreas afins e candidatos que estejam cursando o último semestre do curso de graduação.

As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico: http://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal.

Clique aqui e confira o edital  

Mestrado em Agronomia (PGAC)

Inscrições: até 17/12/21

Unidade: Cassilândia

Vagas:  até 20 vagas 

Serão aceitas inscrições no processo seletivo, de candidatos graduados em cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Zootecnia, Ciências Biológicas e áreas afins, reconhecidos pelo MEC.

Para inscrição no processo seletivo, o candidato deverá preencher o cadastro on-line disponível no endereço eletrônico: http://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal/cursos/verificar-inscricao/289, e enviar via e-mail (pgac@uems.br).

Edital disponível em:   

http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/agronomia-cassilandia-mestrado-academico/inscricoes 

Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL)

Inscrições: até 26/11/21

Unidade: Campo Grande

Vagas:  41 vagas

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras, nível de Mestrado, busca desenvolver projetos de pesquisa cujo objetivo é compreender a diversidade de produções linguísticas, literárias e artísticas no Estado de Mato Grosso do Sul, em interface com outras localidades do país. O Programa possui duas áreas de concentração: Estudos Linguísticos e Estudos Literários.

As inscrições devem ser feitas na página do Mestrado Acadêmico em Letras (no link  https://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal/cursos/verificar-inscricao/285l). O comprovante de inscrição e a documentação exigida na inscrição deve ser enviada digitalmente em formato PDF para o e-mail selecaoppgletrasuems@gmail.com.

Edital nº 04/2021 – PROPP/UEMS, 1º de outubro de 2021

Saiba mais em: http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/letras-campo-grande-mestrado-academico 

Mestrado Profissional em Matemática (Profmat )

Inscrições: até 03/11/21

Unidade: Dourados

Vagas: 10 vagas

Poderão inscrever-se no Exame professores em exercício da docência de Matemática das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada. As aulas na UEMS ocorrerão às sextas-feiras (manhã e tarde).

A inscrição no Exame será efetuada exclusivamente via internet, na página https://ena.profmat-sbm.org.br.  

Confira o edital em: https://www.profmat-sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/23/2021/08/EDITAL-DO-EXAME-NACIONAL-DE-ACESSO-AO-PROFMAT-2022.pdf

Mestrado Profissional em Educação (Profeduc)

Inscrições: até  08/11/21

Unidade: Campo Grande

Vagas:  até 28 vagas

O PROFEDUC está direcionado para a formação de educadores, com o objetivo de aprofundar estudos que busquem a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica e está organizado em duas linhas de pesquisa: Organização do Trabalho Didático e Formação de Professores, Culturas e Diversidade

A inscrição é realizada em três etapas: na 1ª Etapa o(a) candidato(a), deverá acessar o endereço eletrônico http://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal, fazer o cadastro na plataforma e realizar o seu pedido de inscrição na página inicial. Na 2ª Etapa, o(a) candidato(a) deverá acessar o endereço eletrônico https://funaepe-cursos.webfundacao.com.br/login e realizar seu cadastro no site da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNAEPE) para emissão do Boleto Bancário referente ao pagamento da taxa de inscrição.. Na 3ª Etapa, o(a) candidato(a) deverá acessar o endereço eletrônico https://ead4.uems.br para complementação de documentos, efetivando sua inscrição no processo seletivo.  

Saiba mais em: http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/educacao-campo-grande-mestrado-profissional 

Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)

Inscrições: até 14/11/21

Unidades: Dourados e Campo Grande

Vagas:  9 vagas em Dourados e 10 vagas em Campo Grande

O Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS é voltado, exclusivamente, para diplomados no curso de licenciatura em Letras – Português e que atendam todos os requisitos determinados no edital.

As inscrições são realizadas, exclusivamente, via internet, até às 23h59 do dia 14 de novembro de 2021, observando o horário local de Brasília. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br) no qual estarão disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição.

Confira o edital em: http://comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/202102/documentos/edital_20211022.pdf


Voltar


Comente sobre essa publicação...