Semana On

Quinta-Feira 19.mai.2022

Ano X - Nº 487

Campo Grande

Projeto escolar ajuda alunos da Reme a fazerem o próprio RG

Objetivo do projeto é compreender a importância do próprio nome e reconhecer-se como cidadão

Postado em 29 de Outubro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Compreender a importância do próprio nome e reconhecer-se como cidadão são os pilares que sustentam o projeto “Identidade, meu nome”, realizado com os alunos do grupo 5 da Escola Municipal Kamé Adania, no Conjunto Habitacional Nascente do Segredo.

No período de aulas remotas, por conta da pandemia, os alunos tiveram curiosidade de conhecerem uns aos outros. E em uma roda de conversa virtual, para descobrir o que os alunos sabiam a respeito dos documentos civis, a professora Maria Cintia Costa surpreendeu-se quando percebeu que muitos desconheciam o que era o Registro Geral (RG), também conhecido como cédula de identidade. “A partir daí, pensamos em atividades que envolvessem a exploração, descobertas e pesquisa junto a cada família”, explicou a professora.

No período de preparação para uma Mostra Cultural realizada pela Emei, os alunos fizeram um livro registro onde contaram a história de seu nome e de sua família, criaram uma identidade fake para conhecer os itens que compõem o documento e por fim eles puderam fazer o próprio RG.

A ação foi possibilitada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que abraçou o projeto e reservou dois dias e uma equipe para atender os alunos. “Este projeto é um resgate da cidadania que une educação e ação social. É o primeiro documento oficial dessas crianças e elas se lembrarão para sempre da importância deste momento”, afirmou a diretora da escola, Rosângela Maria Barbosa.

Para a professora Maria Cintia, que teve o projeto orientado pela coordenadora Olícia Cabral, é dever da escola debater pautas relacionadas à cidadania. “É gratificante e de extrema importância realizar este trabalho que faz a diferença na vida das crianças e transpõe os muros da escola”.

Utilidade pública

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública realiza a emissão gratuita da primeira via do documento de identidade. O serviço deve ser agendado através do site http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, onde o cidadão pode escolher o posto de atendimento mais próximo, a data e horário para fazer seu próprio RG.


Voltar


Comente sobre essa publicação...