Semana On

Quinta-Feira 19.mai.2022

Ano X - Nº 487

Legislativo

ALEMS realiza lançamento da campanha Outubro Rosa em prevenção ao câncer de mama

Campanha incentiva cuidados para o diagnóstico precoce da doença

Postado em 20 de Outubro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), líder do governo na Casa de Leis, fez o lançamento da campanha Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama. “De minha autoria, do deputado Zé Teixeira [DEM], e da ex-deputada Dione Hashioka, a Lei 4.541/2014 é essencial e chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer, para que as mulheres busquem um profissional sempre, façam exames periódicos, pois quando o câncer é diagnosticado em tempo, é curado totalmente”, ressaltou.

“Iniciamos hoje a campanha do lenço solidário na ALEMS, em parceria com a BPW para ajudar na autoestima das mulheres em tratamento contra o câncer. Do dia 19 a 30 de outubro acontecerá a arrecadação, que será entregue à Rede Feminina de combate ao Câncer. O lenço é um gesto de amor e carinho tão necessário”, frisou Mara Caseiro

A deputada ainda falou de outras ações da Casa de Leis. “A Escola do Legislativo confeccionou kits com panfleto informativo como forma de alerta e importância, conscientização e divulgação, a serem distribuídos entre os servidores, e programa da TV ALEMS abordará o tema, com entrevista realizada com o mastologista Victor Rocha.  Teremos também o ônibus da Cassems realizando exames de preventivo e mamografia para as servidoras”, relatou.   

“Só o autoexame e o exame clínico não são tão precisos, é necessário fazer os exames preventivo e de mamografia. O diagnóstico precoce do câncer de mama ainda é fator para sucesso no tratamento. Cerca de mil mulheres em todo o Estado têm câncer de mama a cada ano, e dados apontam que com o surgimento da pandemia, muitas mulheres deixaram de realizar os exames, tendo então o número de mamografias realizadas de janeiro a julho caído 45%”, explicou Mara Caseiro, que já teve câncer de mama.

O deputado Zé Teixeira, 1º secretário da Assembleia Legislativa, também autor da lei, falou sobre a importância do diagnóstico precoce. “Assim como a senhora, eu também já tive duas vezes, e me sinto honrado em ser o autor da lei. Faço campanhas desde 2013 antes da lei, com a conscientização mobilizando com camisetas e bexigas rosas para levar a importância sobre a prevenção ao câncer de mama. Na oncologia, o câncer de mama na oncologia é tratado como um problema de saúde pública, e o diagnóstico precoce contribui para o tratamento ter sucesso”, destacou.

O deputado e vice-presidente da Casa de Leis, Eduardo Rocha (MDB) também destacou a importância do Outubro Rosa durante a abertura da sessão “Comemoramos hoje, e a gente luta e a adesão à campanha a cada ano aumenta, o Outubro Rosa, que é a prevenção do câncer de mama, meus amigos, vamos todos divulgar essa campanha, vamos todos trabalhar em prol dessa ação que é muito importante par ao Brasil, Mato Grosso do Sul e nossas cidades”, relatou.


Voltar


Comente sobre essa publicação...