28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Governo lança campanha de prevenção a crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Publicado em 20/10/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com o objetivo de mobilizar toda a sociedade, o Governo do Estado lançou, no último dia 19, uma campanha educativa de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa é feita em parceria com a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Assomasul, além de outras entidades e órgãos que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes. O lançamento foi feito no auditório da governadoria, com transmissão ao vivo pela internet.

O governador Reinaldo Azambuja explicou que todas as pessoas precisam participar ficar atentas aos sinais e denunciar casos de violência sexual e que a campanha só terá resultado com a participação da comunidade. “Setenta por cento dos casos de abuso contra crianças e adolescentes ocorrem dentro das casas que elas moram e 85% são praticados por parentes ou pessoas muito próximas. É algo extremamente preocupante. Então, é importante o engajamento de toda a sociedade para denunciar através do Disque 100 e a especialização das nossas polícias para punir esse agressor. Quando você faz uma campanha, você faz o chamamento da sociedade porque não basta só o Governo trabalhar essas ações. Precisamos de uma conscientização de toda a sociedade”, afirmou. 

Além do telefone 100 as denúncias podem ser feitas on-line por meio do site pc.ms.gov.br. Conselhos Tutelares, Defensoria Pública e Ministério Público também podem receber denúncias de violência sexual contra crianças, assim como órgãos da rede socioassistencial (Cras e Creas). E em casos de urgências e emergências, quando a violência estiver acontecendo, é preciso ligar para o telefone 190 para chamar a Polícia Militar. 

Para a prevenção aos crimes é importante saber sempre onde e com quem as crianças e adolescentes estão; ensiná-los a não aceitar convites, dinheiro, comida e favores de estranhos, especialmente em troca de carinho; sempre acompanhá-los em consultas médicas; conversar com os filhos e criar um ambiente familiar tranquilo; conhecer seus amigos, principalmente os mais velhos; supervisionar o uso da internet (Facebook, Twitter, chats etc); e orientar os filhos a não responderem e-mails de desconhecidos, muito menos enviarem fotos, fornecerem dados (nome, idade, telefone, endereço, etc.) ou, ainda, informarem suas senhas da internet a outras pessoas.

Entre os sinais que podem indicar abuso sexual infantil estão: queda do rendimento escolar; mudanças de comportamento e enfermidades psicossomáticas (problemas de saúde, sem aparente causa, como dores de cabeça, erupções na pele, vômitos e dificuldades digestivas). 

O secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura), que também é presidente do programa Prosseguir, acrescentou que, além da campanha, é importante o trabalho contínuo de todas as instituições que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes. “Mais importante que a campanha é a transversalidade das ações e o trabalho permanente de todas as instituições”.

Também participaram do lançamento o deputado estadual Herculano Borges (autor da lei que instituiu a campanha Maio Laranja); a subsecretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja; a coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Desembargadora Elizabete Anache; o presidente da Assomasul, prefeito Valdir Junior; e os secretários Flavio Cesar (Governo e Gestão Estratégica), Maria Cecília Amendola da Motta (Educação) e João Cesar Matto Grosso (Cidadania e Cultura), entre outras autoridades.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *