26/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura vai trocar tubo de aço por galeria de concreto em travessia no Segredo

Publicado em 14/10/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande terá de substituir a travessia do Córrego Segredo, prolongamento da Rua Veridiana (conjunto Estrela do Sul), feita com aço galvanizado, por galerias celulares, as chamadas aduelas, estruturas de concreto armado que pesam, cada uma, 2,5 toneladas. Os engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos avaliaram que o tubo armco, instalado há mais de 10 anos, está comprometido.

Até que sejam encomendadas e adquiridas as galerias, a travessia de 18 metros ficará interditada. Nos próximos 6 dias os moradores de dois condomínios (Castilla 1 e 2 ) localizados logo mais acima terão como alternativa o acesso pela Rua Joanesburgo, aumentando o trajeto em 2 km .

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, na última chuva, registrada domingo, a correnteza trouxe o tronco e os galhos de uma árvore que caiu das margens do Segredo. O material obstruiu em 70% a passagem de água, provocando o transbordamento do córrego. Parte do aterro foi levado e numa das cabeceiras o asfalto cedeu.

Equipes da Sisep fizeram uma avaliação do tubo e constataram que suas paredes estão corroídas, o que torna inviável seu reaproveitamento com segurança. “A travessia tem mais de 10 anos. Junto com a correnteza desce água servida de ligações clandestinas, que ao longo dos anos enferrujou o armco “, explica o secretário.

Além da implantação de uma nova travessia, Rudi explica que é necessário a construção de barragens a montante (em direção as nascentes do Segredo), para reduzir a velocidade da correnteza e assim evitar o transbordamento do córrego neste trecho.

Remoção de árvores

Além da ação emergencial na Rua Veridiana,travessia do Córrego Segredo, as equipes trabalharam desde as primeiras horas da manhã, desta quarta-feira (13), na limpeza de boca de lobo, patrolamento de trechos críticos de ruas não pavimentadas e remoção de 18 árvores derrubadas pela tempestade.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *