Semana On

Quinta-Feira 19.mai.2022

Ano X - Nº 487

Mato Grosso do Sul

Caminhão pipa e animais realocados: a luta para salvar jacarés no Pantanal

No fim de setembro, uma força-tarefa conseguiu realocar 65 animais, mas a seca extrema segue dizimando a região. ONGs relatam situações dramáticas e pedem apoio

Postado em 12 de Outubro de 2021 - Galileu

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma força-tarefa reuniu ambientalistas de diferentes ONGs e órgãos públicos para realocar dezenas de jacarés da área conhecida como Ponte 3 da Estrada Transpantaneira. O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (G.R.A.D Brasil) informou que 65 animais foram salvos na operação, que aconteceu no fim de setembro.

“A análise inicial da pouca água que restou apresentou parâmetros de esgoto a céu aberto”, diz o G.R.A.D Brasil, através de um post no Instagram. Na rede social, é possível encontrar diversos relatos igualmente tristes de outras instituições que atuam no Pantanal.

“Nos dois últimos finais de semana nós colocamos cerca de 36 mil litros de água nesse ponto, mas a seca é tanta e o solo está tão seco que a terra suga a água rapidamente. É desolador!”, diz um post da ONG É O Bicho MT, falando sobre a situação da Ponte 3.

Apesar do sucesso de operações como a de realocação dos jacarés, a situação de seca extrema no Pantanal segue periclitante. Animais de diversas espécies estão lutando para sobreviver e a ação dos ambientalistas se faz necessária para salvar vidas. “A natureza tem suas regras e os animais os seus hábitos. É preciso agir em casos extremos”, diz uma publicação da Fundação Ecotrópica, ONG que também atuou na força-tarefa da Ponte 3.

A natureza pede socorro e as ONGs também. A É O Bicho MT, por exemplo, diz que a logística do caminhão pipa custa 4 mil reais e que não há dinheiro em caixa. Através das redes sociais, as ONGs dão detalhes diários sobre o trabalho realizado no Pantanal e pedem doações por PIX ou vaquinhas virtuais.

Estas são algumas das instituições que você pode ajudar: G.R.A.D Brasil, É O Bicho MT, Fundação Ecotrópica, AMPARA Silvestre e Brigada Pantanal Norte.


Voltar


Comente sobre essa publicação...