29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Parceria eleva a produção nos assentamentos de Dourados

Publicado em 20/02/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Dourados está investindo na melhoria da produção da agricultura familiar em Dourados. Em torno de 40 produtores foram beneficiados com a correção do solo, resultando no aumento da produção de leite e alimentos.

A ação, parceria entre Prefeitura, Embrapa Agropecuária Oeste e produtores, beneficiou os assentamentos Lagoa Grande e Amparo, localizados no distrito de Itahum. 2.459 toneladas de calcário foram aplicadas, principalmente em solos de pastagem, no período de agosto do ano passado a fevereiro deste ano.

Um dos beneficiados é o produtor Florentino Prevaleto, dono do lote 144, de 25 hectares, no assentamento Lagoa Grande. Ele recebeu 40 toneladas de calcário. Como foi um dos primeiros a aderir ao programa, os resultados já são visíveis na propriedade. “A área de pastagem está muito bonita; ele nos disse que a produção de leite dobrou”, diz a diretora da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes), Rosemara Osório, que coordenada o programa.

Na parceria o produtor compra o calcário e a Prefeitura arca com o custo do frete, que é alto. Ainda está na parceria a Embrapa Agropecuária Oeste, que faz a analise do solo a custo zero. Pela análise o produtor sabe exatamente a quantidade de calcário que precisa depositar no solo para neutralizar o alumínio, que prejudica as plantas.

Apoio

Além do calcário, o pequeno produtor de Dourados recebe apoio logístico, no preparo do solo, sementes, assistência técnica e capacitação. Um dos casos de sucesso foi a implantação de 20 unidades do Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), em parceria com o Banco do Brasil e o Sebrae, no Distrito de Vila Vargas e no assentamento Lagoa Grande.

A proposta é investir pesado no apoio à agricultura familiar para tornar Dourados referência na produção de alimentos, peixe e leite. Já foram oficializados, em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, os APLs (Arranjos Produtivos Locais) do Leite e do Peixe. Mais 30 produtores de leite e 30 produtores de peixe serão selecionados para as primeiras etapas.

A Semafes desenvolve também o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que visa garantir moradia de qualidade a produtores familiares. A Prefeitura ainda prepara projetos para o desenvolvimento da produção de erva mate, oleaginosas para a indústria do Biodiesel, além de outras ações.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *