Semana On

Quarta-Feira 25.mai.2022

Ano X - Nº 488

Legislativo

Kemp cobra implantação de central de intermediação com intérpretes de libras

‘Estado deve garantir o seu efetivo e amplo atendimento por meio do uso e difusão, tradução e interpretação de libras’, afirmou o deputado

Postado em 07 de Outubro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) defendeu na tribuna virtual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) que seja implantada a central de intermediação que garante o atendimento remoto ou presencial com intérprete de libras dos surdos.

“A Lei 5382/2019, de minha autoria já garante isso, mas o Estado deve garantir o seu efetivo e amplo atendimento por meio do uso e difusão, tradução e interpretação de libras. A implantação deve ser efetiva para que de fato as pessoas surdas possam se comunicar adequadamente em todos os órgãos públicos do Estado”, explicou.

“Para garantir esse direito, o Estado capacitará os servidores ou pode contratar intérpretes, também implantando a central de intermediação para atendimento presencial ou online em órgãos que prestem serviços essenciais, especialmente os de saúde, educação e segurança. A lei é de 2019 e o serviço ainda não está funcionando, as entidades que atuam em favor da pessoa surda nos procuraram reivindicando o serviço”, relatou Kemp.

O deputado ainda pediu o apoio dos demais parlamentares. “As leis não podem ficar no papel, senão ficam inócuas. Além de recebermos as demandas da sociedade civil, apresentarmos os projetos, temos também que cobrar a implantação destas leis aprovadas. Quando ela não é implantada, não atende seus objetivos e não alcança os direitos das pessoas", concluiu Pedro Kemp. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...