25/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Seca história se prolonga e Pantanal deve viver maior vazante em 121 anos

Publicado em 07/10/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Quando as chuvas cessam, as águas começam a baixar lentamente no Pantanal, dando espaço a paisagem formada por campo e morros. Esse cenário é chamado de vazante e costuma ocorrer entre os meses de abril e junho, seguido da seca, que vai até outubro. No entanto, com a seca histórica registrada desde o ano passado, o período de vazante deve ser o mais longo registrado nos últimos 121 anos.

O prognóstico é do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). As informações foram divulgadas na 5ª Reunião em 2021 da Sala de Crise do Pantanal, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no último dia 6.

Os dados indicam uma expectativa de chuvas acima do esperado na região, com a transição para estação chuvosa dentro da normalidade. No entanto, 2021 têm sido um dos anos mais críticos em relação à seca, apresentando os menores índices em 121 anos, o que prejudica uma mudança significativa na paisagem.

“Neste momento, essa é a quinta pior seca da história da região. Pela tendência atual, é possível que o rio alcance níveis históricos como aqueles de 1964, quando o rio atingiu a cota de menos 61 centímetros”, destaca o hidrólogo e pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Marcus Suassuna Santos.

A meteorologista do Grupo de Previsão de Tempo no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Caroline Vidal, apresentou mapas de anomalia de precipitação de chuva no Brasil, neste semestre, entre os meses de julho e setembro.

A especialista explica que as chuvas estão abaixo da média e que o período é um dos mais secos desde 2010: “Onde há chuvas abaixo da média, há temperaturas acima do padrão. A tendência é que as chuvas concentradas no norte do país migrem para o centro-oeste e sudeste”, disse.

O pesquisador meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Giovanni Dolif, destacou a situação meteorológica na região do Pantanal, comparando ao mesmo período ano passado, indicando que este mês registrou menor déficit de chuva do que no mesmo período de 2020.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *