28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

75% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas Integradas I foram interceptadas no MS

Publicado em 06/10/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No período de 13 de setembro a 03 de outubro de 2021 as forças policiais dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul participaram da “Operação Fronteiras e Divisas Integradas I”, de combate ao crime organizado em todas as suas vertentes, como o tráfico de drogas, contrabando, descaminho, roubo de carga e demais crimes patrimoniais e contra a vida.

Pela primeira vez foi realizada uma ação sistêmica entre estados, Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil e órgãos federais, estaduais e municipais. A Operação envolveu não só o trabalho de repressão aos criminosos, mas a investigação e, principalmente, a desestruturação e a descapitalização dessas organizações.

A Operação foi um marco para as ações integradas de grande porte, pois conseguiu inovar a forma estratégica de sincronizar as ações no tempo e no espaço. Isso ocorreu devido a um grande trabalho integrado de inteligência estratégica realizada entre os participantes da Operação.

Durante os mais de 20 dias, a Operação Fronteiras e Divisas Integradas prendeu mais de 2 mil criminosos e apreendeu cerca de 40 toneladas de drogas e 200 armas de fogo.

Apesar dos resultados serem altamente expressivos, o maior sucesso dessa Operação está representado pela evolução e amadurecimento das ações integradas entre as forças estaduais e federais no combate mais efetivo contra o crime organizado.

Fronteiras e Divisas no MS

Em Mato Grosso do Sul a Operação Fronteiras e Divisas Integradas I contou com um efetivo de 6.247 policiais e agentes de segurança, 2.183 viaturas, 54 embarcações, 19 drones e 5 aeronaves.

Ao todo foram apreendidas nas fronteiras e divisas de Mato Grosso do Sul com outros estados e países mais de 30 toneladas de entorpecentes, o que representa 75% das drogas tiradas de circulação na Operação, 36 armas de fogo, 61,8 mil maços de cigarros e recuperados 26 veículos furtados ou roubados.

Durante a ação foram abordados no Estado 44.273 pessoas e 28.893 veículos e vistoriadas 368 embarcações.

Na tarde desta terça-feira (05), foi realizada uma videoconferência de encerramento e apresentação dos resultados, que contou com as participações dos representantes das instituições participantes e dos secretários de Segurança do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, destacou a importância da operação e da integração das forças de segurança para o combate e repressão ao crime organizado. “Alinhada às ações do Plano Nacional de Segurança Pública, a Operação Fronteiras e Divisas Integradas I proporcionou por meio da integração, uma rigorosa fiscalização e combate aos crimes transfronteiriços, principalmente o tráfico de drogas”, pontuou.

Em Mato Grosso do Sul a Operação Fronteiras e Divisas Integradas foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integradas de Fronteira e Divisas (GGIFRON-DIV) e, em nível nacional pelo Centro de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *