Semana On

Domingo 17.out.2021

Ano X - Nº 463

Campo Grande

Prefeitura amplia dose de reforço para idosos de 66 anos ou mais e avança na aplicação da 2ª dose

Idosos que se vacinaram no interior podem requerer dose de reforço em Campo Grande

Postado em 17 de Setembro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande ampliou nesta sexta (17) a aplicação da dose de reforço para idosos de 66 anos ou mais que receberam a segunda dose até o dia 16 de maio e avança nas datas de aplicação da segunda dose.  O atendimento acontece à tarde, com horário estendido nos polos e drives.

A aplicação da terceira dose continua também para as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias, de acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). É necessária apresentação do laudo médico que ateste uma das condições definidas pelo Ministério da Saúde.

Já à aplicação da segunda dose é voltada a pessoas que tomaram Comirnaty-Pfizer até o dia 16 de agosto, a Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 18 de julho ou a Coronavac-Sinovac-Butantan até o dia 26 de agosto. A data da aplicação das vacinas pode ser consulta na carteirinha digital disponível no site de cadastro: http://vacina.campogrande.ms.gov.br.

Quem ainda não tomou a primeira dose pode procurar qualquer um dos locais de vacinação referenciados. A vacinação será feita mediante disponibilidade de doses.

No caso de pessoas que tomaram a segunda dose em outros estados e municípios e estão no período de recebimento da dose de reforço, é necessário procurar diretamente o protocolo da Sesau para para preencher um formulário solicitando a inclusão no sistema. O setor está localizado na Rua Bahia, n 280. É necessário levar os documentos pessoais com foto, comprovante de residência e comprovantes da primeira e segunda dose. Dúvidas entrar em contato com a Ouvidoria através do número: 67 3314-9955.

Vá de Uber

A Prefeitura de Campo Grande e a Uber fecharam parceria de R$ 100 mil em descontos para viagens na Capital. Os códigos promocionais serão distribuídos com objetivo exclusivo de facilitar o deslocamento até os postos de vacinação contra Covid-19.

Os códigos promocionais garantirão viagens gratuitas de ida e volta aos locais de vacinação, no valor máximo de R$ 25. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens.

Veja como ativar o código de desconto:

1. Abra o aplicativo e selecione o menu (três linhas verticais no canto superior esquerdo)
2. Entrar no item “Wallet” ou “Pagamento” e rolar até a parte de baixo
3. Em “Promoções”, selecionar a opção “Adicionar código promocional” (Não vai funcionar como “voucher”)
4. Digite o código VACINACG
5. O código funcionará das 7h da manhã até as 18h.

Onde se vacinar ?

Drive-thru Ayrton Senna – 12h30 às 22h
Drive-thru Albano Franco – 12h30 às 22h
Drive-thru UCDB – 12h30 às 22h
Guanandizão – 12h30 às 22h
Seleta –12h às 16h45
Unidades de saúde – 13h às 16h45

Lagoa 

  • USF Oliveira
  • USF Batistão
  • USF Coophavila

Segredo 

  • UBS Coronel Antonino 
  • USF São Francisco 
  • USF Vila Nasser 

Imbirussu 

  • USF Silvia Regina
  • USF Albino Coimbra 
  • UBS Lar do Trabalhador 

Bandeira 

  • USF Arnaldo Estevão de Figueiredo
  • UBS Universitário 
  • USF Itamaracá 
  • USF Moreninha

Prosa 

  • USF Noroeste 
  • USF Nova Bahia 
  • USF Mata do Jacinto
     

Anhanduizinho 

  • UBS Jockey Club
  • UBS Dona Neta
  • C.F Iracy Coelho 
  • USF Los Angeles 

Idosos do interior

As pessoas com mais de 60 anos que tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 no interior do estado ou em outras cidades do país e estejam morando em Campo Grande podem requerer a dose de reforço em Campo Grande. Para tomar o imunizante é preciso comprovar que as duas doses já tenham sido anteriormente aplicadas. 

Para realizar o requerimento da vacina, é necessário realizar o pedido da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o comprovante de vacinação em mãos. “A pessoa irá protocolar a requisição, preenchendo um formulário onde ela explica porque precisa que a vacina seja aplicada aqui e comprovar que as duas doses foram aplicadas, através do cartão de vacinação”, explica o titular da pasta, José Mauro Filho. 

Segundo ele, como o sistema municipal de lançamento de doses ainda não está conectado diretamente à plataforma nacional, essa é uma maneira de garantir que a pessoa não está recebendo doses da vacina além do necessário, uma vez que irá fazer a checagem das informações no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). 

“Após o recebimento do formulário, será feita a análise do caso e, comprovada a aplicação das duas doses, o requerente receberá uma ligação informando o local que ele deverá comparecer para tomar a dose de reforço”, completa o secretário. 

A estratégia foi adotada para controle de doses, uma vez que o quantitativo total enviado pelo Ministério da Saúde é baseado na população de cada município e estes idosos não estão contabilizados como moradores de Campo Grande. 

Para protocolar o requerimento de dose de reforço 

Quem necessita requerer a dose de reforço deve ir diretamente à SESAU, na Rua Bahia, número 280. No setor de Protocolo, deverá realizar o requerimento para Solicitação de Terceira Dose, anexando os documentos:  

  • Comprovante de Residência em Campo Grande MS,  
  • Cópia de Documento Pessoal (RG ou CNH),  
  • Cópia da Carteirinha de Vacinação com as informações das Primeiras doses de vacina contra Covid-19, 
  • Número de Telefone de Contato. 

Sem esta solicitação, quem tomou as duas doses fora de Campo Grande não receberá o reforço vacinal, mesmo que compareça diretamente a um dos pontos de vacinação da cidade, uma vez que, assim que autorizada, a pessoa será referenciada para um local de imunização específico.


Voltar


Comente sobre essa publicação...