28/03/2024 - Edição 540

Legislativo

Conferência em MS debaterá novos caminhos para o Legislativo

Publicado em 15/09/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

É a primeira vez que Mato Grosso do Sul, lugar que encanta pela fauna e flora diversa, natureza pura também nas cidades cheias de árvores que colorem os dias de quem vive aqui, sedia a Conferência da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O lançamento da 24ª Conferência da Unale aconteceu no último dia 15 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), e foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis – canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS – (Android/iOS). 

O deputado Lidio Lopes (PATRI), vice-presidente da Região Centro-Oeste na Unale, falou sobre a recepção à presidente da entidade e Diretoria Executiva. “É uma satisfação recebê-los. Uma honra e grande conquista poder realizar a 24ª Conferência da Unale em Mato Grosso do Sul, gratidão a todos que votaram na escolha do nosso Estado para que pudéssemos sediar esse evento, que eu não tenho dúvida que será o maior de todos esses anos, o primeiro em formato híbrido, com a possibilidade de todas as unidades da federação participarem. Mato Grosso do Sul e Campo Grande estão prontos para recepcioná-los”, declarou.  

O deputado e presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), falou sobre a 24ª Conferência da Unale acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. “A Unale, que teve o deputado Maurício Picarelli como presidente é a instituição que promove interação das Casas Legislativas, e falo em nome de todos os deputados estaduais. O Poder Legislativo nos engradece como nação livre e plural, pois é nos parlamentos que as apirações são consubstanciadas como conquistas coletivas. A Unale projeta-se como instituição igualmente essencial”, destacou.

O deputado Herculano Borges (Solidariedade), secretário-geral por Mato Grosso do Sul da Unale, falou sobre a escolha do Estado como sede.  “Foi uma escolha difícil, outros Estados se prontificaram a levar o evento da Unale, que será o maior realizado até então. A Unale teve que se adaptar e investir em tecnologia para que os deputados dos demais estados pudessem participar. Mato Grosso do Sul levou vantagem por ser o Estado com maior índice de vacinação, diminuição de internações, uma rede hoteleira preparada e potencial turístico muito grande”, garantiu o deputado.

A deputada Ivana Bastos (PSD-BA), presidente da Unale, homenageou alguns deputados com o troféu 25 anos da Unale. “É alegria estar aqui novamente, já tive essa oportunidade três vezes este ano, e a cada vez que venho conheço uma coisa nova e me apaixono por essa cidade. Temos 15 estados representados aqui, agradeço a parceria, contribuição, lealdade e amizade do deputado Lidio Lopes. E em agradecimento por fazerem parte da história, entrego ao presidente Paulo Corrêa, ao deputado Lidio Lopes e ao deputado Herculano Borges o Troféu Unale 25 anos. Posteriormente os demais deputados receberão o troféu personalizado”, informou.

“Faltam 68 dias para o dia 24 de novembro, hoje é o lançamento oficial. O tema central será ‘Redesenhando Caminhos para o Parlamento'. O objetivo da conferência é promover a troca de experiências e debate amplo. Mato Grosso do Sul foi escolhido como sede neste ano, entre outras unidades federativas, porque teve a ótima defesa de quem apresentou a candidatura, nosso unaleano Lidio Lopes”, ressaltou Ivana Bastos.

Lissauer Vieira (PSB-RS), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), e do Colegiado de presidentes das Casas Legislativas do Brasil, falou sobre o lançamento da Conferência. “É uma honra e alegria estarmos aqui para lançarmos o 24ª Conferência da Unale. Estamos aqui não só pra avalizar o trabalho que a Unale faz, mas desejar sucesso nessa organização. Tivemos que nos reiventar nesta pandemia, e foi fundamental a troca de experiências proporcionada pela Unale, para que atendêssemos os anseios da população em cada lugar”, relatou.

O deputado estadual José Luis Tchê (PDT/AC) também lembrou o fundador da entidade, deputado Mauricio Picarelli. “O presidente e fundador da entidade foi o deputado Maurício Picarlelli, antes da Unale se chamava UPI e o presidente da UPI, na época, queria continuar presidindo a entidade sem ser deputado estadual. Foi então extinta a UPI, e criada a Unale, e a entidade só existe porque você foi um dos fundadores. Agradeço também ao Lidio Lopes e aproveitar para lançar o seu nome para ser o novo presidente da entidade”, informou.

Os demais deputados estaduais também participaram do lançamento da 24ª Conferência da Unale. Estiveram presentes à cerimônia o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD); a vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PATRI); o diretor- presidente da Fundação Municipal de Cultura, Gustavo de Arruda Castelo; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas; entre outras autoridades.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *