Semana On

Sexta-Feira 22.out.2021

Ano X - Nº 463

Legislativo

Amarildo Cruz pede criação de delegacia para combater crimes raciais

Unidade também vai investigar crimes de homofobia e intolerância religiosa

Postado em 09 de Setembro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O deputado Amarildo Cruz apresentou pedido para criação da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Raciais, de Homofobia e Intolerância Religiosa (Decradi).

Na justificativa, o deputado considera as ofensas homofóbicas sofridas pelo cidadão campo-grandense, Gustavo Lima, cirurgião dentista, de 27 anos, no final do mês passado e a escalada da intolerância religiosa e racial em nossa sociedade.

Bandeira defendida há anos pelo parlamentar, a criação da Decradi-MS foi novamente solicitada por meio de indicação ao Governo do Estado. No mandato anterior, o pedido também foi feito.

Conforme o deputado, apesar dos crimes de intolerância ferirem a dignidade humana, eles infelizmente ainda são corriqueiros em nossa sociedade. Por isso, equipe tecnicamente preparada para atender e investigar esses casos é fundamental para combatê-los.

“Desde que fizemos a indicação pela primeira vez, vários foram os casos de crimes de intolerância que ficaram sem desfecho”, ressaltou.

Recentemente, em Campo Grande, um profissional de Saúde que atuava como voluntário na linha de frente de vacinação contra a covid-19 foi alvo de ofensas homofóbicas, na presença de dezenas de testemunhas.

Apesar das autoridades estarem empenhadas na investigação destes crimes, estruturas especializadas, como a Delegacia da Mulher, provam a eficácia de mecanismos específicos para atender a demanda represada de vítimas de violência que não se sentem amparadas.

Encaminhada ao governador Reinaldo Azambuja, e ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a solicitação prevê a implantação da estrutura, inicialmente na Capital, com perspectiva de ampliação para outros municípios.


Voltar


Comente sobre essa publicação...