28/03/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim reabriu ao público

Publicado em 01/09/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim reabriu as portas ao público, depois de mais de um ano fechada por conta da pandemia. Serão observados todos os protocolos de biossegurança para dar segurança e conforto aos visitantes.

Para quem deseja permanecer na biblioteca, será necessário realizar agendamento. Será permitida a permanência de apenas 15 pessoas por turno, para observar as regras de distanciamento social e evitar aglomerações. Para a retirada de livros, não será necessário agendamento.

O Espaço Infantil poderá receber até seis crianças, de até 12 anos, por turno. Também é necessário agendamento. Este espaço é monitorado por uma arte educadora durante todo o período de funcionamento da biblioteca, que será das 8h às 17h.

Para a retirada de livros, é necessário levar um comprovante de residência e um documento pessoal. As cópias podem ser feitas no local. Os livros podem ser emprestados por dez dias, podendo ser renovado o empréstimo por telefone, por mais dez dias.

A Biblioteca possui uma impressora em braile e outros equipamentos de acessibilidade (lupa para baixa visão e máquina Perkins), que podem ser utilizados por instituições ou por pessoas cegas. Para a utilização dos equipamentos e do Espaço Acessível, com livros em braille e audiolivros, também será necessário agendamento. Máximo três pessoas por turno.

É importante salientar que a Biblioteca Isaias Paim agora funcionará no andar térreo do Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho”, e não mais no segundo andar, como era anteriormente. A medida foi tomada por questões de acessibilidade e biossegurança, para que não fosse mais necessário o uso dos elevadores, evitando aglomerações e o contato físico.

A Biblioteca dispõe de álcool em gel e o uso de máscaras será obrigatório. A coordenadora, Eleuzina Crisanto de Lima, frisa que é importante cada visitante levar sua própria garrafa de água, porque o uso do bebedouro será restrito por conta da pandemia. “Nós vamos reabrir com todos os cuidados de biossegurança para atender melhor a população. Existe uma expectativa muito grande pelo funcionamento da biblioteca, porque, apesar da pandemia, as pessoas continuaram a estudar, a prestar concurso, e vem o Enem aí. E os livros são um alento para este momento difícil que estamos vivendo”.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no andar térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania “Apolônio de Carvalho”, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Telefones para agendamento: (67) 3316-9161 e (67) 3316-9177.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *