Semana On

Segunda-Feira 27.set.2021

Ano X - Nº 461

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul mantém ritmo de desaceleração da Covid

Estado ultrapassou três milhões de doses aplicadas da vacina

Postado em 27 de Agosto de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ao mesmo tempo que Mato Grosso do Sul atingiu a marca de 3 milhões de doses de vacina aplicadas, os dados do boletim epidemiológico desta sexta-feira (27) seguem em tendência de desaceleração nos principais indicadores da doença: novos casos, internações e taxa de contágio seguem em queda. Os dados referente aos óbitos vem mantendo estabilidade. 

Foram 285 novos casos registrados nesta sexta, sendo a maioria deles em Campo Grande com 144 confirmações. Paranaíba (+13), Três Lagoas (+13), Chapadão do Sul (+11), Dourados (+11) e Anastácio (+10) estão na sequência de cidades com mais casos registrados. A média móvel está em 371, sendo o menor patamar dos últimos 21 dias. A taxa de contágio voltou ao patamar de 0.87 nesta sexta-feira, mantendo tendência de estabilidade.

Nas últimas 24 horas a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 12 novas mortes pela doença de pessoas que residiam em quatro municípios de Mato Grosso do Sul: Campo Grande (+7), Aquidauana (+2), Corumbá (+2) e Dois Irmãos do Buriti (+1). A média móvel se mantém estável com 14 óbitos registrados diariamente na última semana.  

As internações também estão mantendo tendência de queda. Desde quarta-feira (25) o número de pacientes internados pela Covid no Estado está abaixo de 300, sendo 266 nesta sexta-feira, sendo 109 em leitos clínicos e 157 em leitos de UTI. 

A taxa de ocupação global de leitos SUS/UTI está abaixo de 60% nas quatro macrorregiões de Mato Grosso do Sul. Campo Grande está com 59%, Dourados 46%, Três Lagoas 50%, e Corumbá 26%. Apenas Corumbá não possui nenhum paciente confirmado ou suspeito de Covid em leito SUS/UTI. 

O único indicador em elevação é o da vacina que já atinge 72,66% da população geral de Mato Grosso do Sul vacinada com a primeira dose. Levando em conta a população com o ciclo vacinal completo o índice é de 42,80%. 

O secretário de saúde, Geraldo Resende comemorou o fato de Mato Grosso do Sul ter ultrapassado a marca de 3 milhões de doses aplicadas. “É importante que a gente possa comemorar esse dado, dos quais 1 milhão são na nossa capital. Somos o primeiro Estado a imunizar adolescentes com e sem comorbidades. E agora o primeiro a iniciar o processo de imunização em idosos e pessoas imunossuprimidas”. 

A afirmação foi durante live de apresentação dos dados Covid, onde o titular da SES aproveitou para convocar os gestores municipais para um mutirão pela vida ao longo do final de semana. 

“Solicito a todos os secretários de saúde e equipes municipais que estejamos de fato realizando hoje, amanhã e domingo o mutirão da vacina. Recebemos um quantitativo expressivo de vacinas durante essa semana, e o mais importante é que as vacinas que chegaram ontem terão novo endereço e seremos o primeiro Estado a vacinar com a terceira dose”, destacou. 

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico desta sexta-feira, 27 de agosto de 2021. 

Três milhões de doses

Mato Grosso do Sul ultrapassou a marca de três milhões de dose aplicadas da vacina contra COVID-19. Foram vacinadas 72,66% da população do Estado com a primeira dose da vacina contra Coronavírus e imunizou 42,80% com as duas doses da vacina.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a eficiência de Mato Grosso do Sul na aplicação das vacinas. “Mato Grosso do Sul é referência nacional na vacinação contra COVID-19. Desde o início da campanha de imunização temos nos destacado. Agradecemos o esforço de todos que estão empenhados nessa missão”, disse.

Desde o início da Campanha de Imunização Contra a Covid-19, o Governo do Estado recebeu 82 remessas, somando 3.123.640 doses da vacina de quatro laboratórios diferentes: AstraZeneca, Coronavac, Pfizer e Janssen.

O Governo do Estado distribuiu todas as doses aos municípios. Mato Grosso do Sul é o Estado que mais vacinou a população no País. Aqui, 92,09% da população adulta vacinável maior de 18 anos receberam a 1ª dose do imunizante e 57,76% foram imunizados com a segunda dose.

Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a iniciar a vacinação de adolescentes entre 12 a 17 anos. Até o momento foram vacinados 44,66% dos adolescentes vacinados com a primeira dose da Pfizer.

Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 3.009.119 doses, sendo 1.806.699 com a primeira dose, 967.602 com a segunda dose e 234.729 com dose única.


Voltar


Comente sobre essa publicação...