29/03/2024 - Edição 540

Brasil

Os pés de barro da ‘reforma’ administrativa

Publicado em 26/08/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O governo federal não parece ter sido muito zeloso com as bases sobre as quais tenta construir sua reforma administrativa. O processo de concepção e apresentação do texto da PEC 32 foi maculado por cálculos insuficientes por parte da equipe econômica, pela tentativa de imposição de sigilo sobre as discussões que precederam o texto e pela fundamentação da proposta sobre falsas premissas e convicções ideológicas que ignoram a realidade. Em suma, a reforma administrativa do governo Jair Bolsonaro tem os pés de barro.

A PEC 32 parte de uma visão distorcida do Estado brasileiro, calcada em preconceitos típicos de quem não o conhece suficientemente bem. Prova disso é a falta de dados do governo para fundamentar a proposta, o que levou o Tribunal de Contas da União a requerer tais informações do Ministério da Economia. O Fórum Nacional das Carreiras de Estado, por exemplo, já produziu 22 estudos técnicos demonstrando caminhos para uma reforma democrática e republicana, ao passo que nenhum dos defensores da proposta conseguiu demonstrar como a PEC melhora os serviços públicos. Por isso, ao governo e seus apoiadores restam chavões, como dizer que o Estado é inchado e ineficiente.

Nos países da OCDE, a média de servidores públicos entre o total da população ocupada é de 21,3%. No Brasil, essa relação é de 12,1%. Ou seja, o país teria de aumentar em 76% o tamanho de seu aparato estatal para acompanhar a média dos países desenvolvidos. Não temos, portanto, gente demais trabalhando para o Estado brasileiro.

Quanto à ineficiência, os detratores do serviço público dizem que o Estado entrega menos que em outros países. De fato, há muito o que melhorar, mas para isso é necessário atacar os problemas reais, não os moinhos de vento que o governo mira, por exemplo, ao fragilizar a estabilidade dos servidores públicos. Um problema verdadeiro que o governo não parece disposto a enfrentar é de que, no Brasil, há menos recursos que em outros países para fazer frente a desafios ainda maiores, decorrentes da nossa desigualdade.

Atualmente, o Brasil ocupa o posto de 12ª maior economia do mundo, com PIB nominal de U$ 1,86 trilhão. Já fomos a sexta economia, mas, entre outras coisas, a desvalorização do Real frente ao Dólar nos fez cair algumas posições. Olhando para as casas ao lado do ranking fica mais fácil de entender o tamanho do desafio do serviço público brasileiro.

Logo à nossa frente no ranking que leva em conta o PIB está a Itália, com PIB nominal de U$ 2 trilhões. Atrás de nós, o Canadá, que tem PIB de U$ 1,7 trilhão. Em números absolutos, parece que estamos em realidades semelhantes. Acontece que a população brasileira é 3,5 vezes maior que a da Itália e 5,5 vezes maior que a do Canadá. Essa diferença cria um abismo entre o Brasil e seus vizinhos de ranking em termos de capacidade de financiamento dos serviços públicos.

No Brasil, a arrecadação per capita é de U$ 3,7 mil, enquanto na Itália é de U$ 14,1 mil e no Canadá, U$ 14,7 mil.

Esta é boa parte do problema real, que exige soluções estruturais, menos simplistas e fora do manual ideológico do governo. Não se combate os problemas verdadeiros do serviço público com a criação de um exército de cerca de um milhão de cargos de indicação política, como quer a PEC 32, com a avaliação de servidores baseada em critérios personalistas, nem com a fragilização da estabilidade – instrumento que garante independência ao servidor e dá a ele ferramentas para que sirva ao Estado, não a interesses muitas vezes pouco republicanos daqueles que ascenderam ao poder.

Eis o problema real: a desigualdade social e econômica obriga o Estado brasileiro a agir e amparar boa parte da população para garantir o cumprimento dos necessários direitos previstos na Constituição de 1988. Temos, entretanto, menos recursos per capita que outros países e não temos mais espaço para aumento da carga tributária. A única saída, portanto, é trabalhar em propostas que promovam o desenvolvimento econômico e possam fazer o país crescer. A receita é conhecida: desburocratizar, diminuir custos de conformidade e de litigiosidade são alguns dos ingredientes essenciais.

Um caminho possível e já parcialmente trilhado para esta solução é a reforma tributária ampla, que além de melhorar o ambiente de negócios, diminui a regressividade tributária e, por consequência, a desigualdade. Assim, num país com menos pobreza, o Estado pode diminuir seu gasto por habitante e prestar serviços públicos mais eficientes. Se priorizar, portanto, a discussão da reforma tributária – que já atingiu um consenso que não pode ser desperdiçado – o governo ataca os problemas reais do país e torna a PEC 32 ainda mais obsoleta e dispensável.

Rodrigo Spada é agente fiscal de Rendas do Estado de São Paulo e presidente da Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), entidade que representa mais de 30 mil auditores fiscais do Fisco estadual.

Rudinei Marques é presidente do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), entidade que representa mais de 200 mil servidores públicos que desempenham atribuições imprescindíveis ao Estado brasileiro.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *