Semana On

Domingo 17.out.2021

Ano X - Nº 463

Campo Grande

Retorno presencial escalonado da Reme completa um mês com adaptação e biossegurança

Para os pais e alunos, as regras de biossegurança foram essenciais para garantir o retorno seguro das aulas

Postado em 26 de Agosto de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O retorno presencial escalonado das aulas da Rede Municipal de Ensino completou um mês no último dia 26. A retomada das aulas de forma presencial nas 202 unidades escolares da Reme é uma conquista para a cidade e também para os alunos e trabalhadores da educação. Todo o processo de preparação e retorno foi elaborado levando em consideração a biossegurança necessária, entre as ações estava a vacinação dos servidores que atuam na área.

“Desde o início da preparação para o retorno presencial de forma escalonada, tivemos o cuidado de organizar a partir da entrada dos alunos, a permanência em sala de aula e também pensando na segurança de toda a comunidade escolar, familiares das nossas crianças e adolescentes, e ainda dos trabalhadores. E este primeiro mês, que é um marco para a educação pública do município, foi de sucesso. Garantimos que tudo ocorresse de maneira tranquila, com monitoramento constante dos diretores em cada unidade escolar”, afirmou a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes.

Para os pais e alunos, as regras de biossegurança foram essenciais para garantir o retorno seguro das aulas. “Sei que minha filha está segura na escola. A aula presencial é muito importante para as crianças. O retorno foi essencial para eles”, disse o motorista Jeremias da Silva, pai da aluna Júlia, de 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal Nicolau Fragelli. “Estou muito feliz com o retorno das aulas. Precisamos só manter os cuidados, usar a máscara e o álcool e não ficar próximo”, afirmou Júlia.

E desde o primeiro dia de retorno presencial escalonado das aulas da Reme os alunos já mostraram que estavam preparados e adaptados às regras de biossegurança nas escolas. Cada unidade escolar colocou em prática todas as ações para garantir segurança aos estudantes e demais envolvidos no processo de retomada. E mesmo após um mês da retomada, as regras continuam a ser cumpridas. O uso de máscara é obrigatório, além da aferição de temperatura, aplicação de álcool 70º nas mãos, e da intensificação das medidas de higiene e limpeza individual e dos espaços.

Uma das principais ações para o retorno presencial das aulas da Reme foi justamente o sistema de escalonamento proposto, evitando aglomerações e permitindo que todos os estudantes, que desejassem e tivessem permissão dos responsáveis, voltassem para a sala de aula de forma presencial. “Observamos que os pais se sentiram seguros com essa proposta. Assim, foi garantido o distanciamento. Além disso, percebemos que os alunos estão mais envolvidos no processo de aprendizagem, realmente interessados e dispostos”, afirmou o superintendente de Gestão das Políticas Educacionais (Suped), Waldir Leonel.

Para garantir o cumprimento das regras de biossegurança, as medidas de higiene para a alimentação dos alunos nas escolas também mudaram. Porém, cada escola define como os alunos vão comer a merenda, se é na sala de aula ou em outro espaço adequado. “Mas a merenda da escola é melhor do que a comida da minha mãe. Eu estava com muita saudade de tudo, e mais ainda da merenda”, garantiu a aluna Isabela Silva, do 4º ano da Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira, na Aldeia Urbana Marçal de Souza.

Os alunos que estão no sistema escalonado podem tirar dúvidas com o professor na sala de aula, ou ainda das 10h às 11h e das 16h às 17h. “É neste período que o aluno no presencial poderá ir na escola e quem está no escalonamento na aula remota poderá ir na escola para tirar dúvidas. Quem está em aula remota pode procurar o atendimento on-line, exclusivo por WhatsApp”, explica o superintendente da Semed, Waldir Leonel.

Sobre o atendimento on-line da Reme veja mais no link: http://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias/noticias/alunos-da-reme-terao-atendimento-on-line-durante-aulas-nao-presenciais/.


Voltar


Comente sobre essa publicação...