25/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Regional da Sanesul de Coxim intensifica combate as perdas de água

Publicado em 25/08/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com o objetivo de reduzir as perdas de água tratada, desde janeiro a Regional da Sanesul de Coxim tem intensificado o trabalho de combate as perdas de água nos 8 municípios e 6 distritos correspondentes a Regional.

A Sanesul possui projetos específicos para reduzir cada vez mais as perdas, que geralmente ocorrem devido as ligações clandestinas, vazamentos visíveis e invisíveis, entre outros.

Para a realização desse trabalho, as equipes utilizam equipamentos que detectam o vazamento, como geofone, manômetro e haste de escuta. Até o momento o trabalho já foi realizado com mais intensidade nas cidades de Coxim, Camapuã e Rio Negro.

Nos municípios que já foram feitos os trabalhos, as equipes têm conseguido reduzir consideravelmente essas perdas. Em Coxim, por exemplo, o índice de perda por ligação era de 181 litros e agora esse número baixou para 151 litros, ou seja, 30 litros há menos em cada ligação. Na unidade de Rio Negro reduziu de 219 litros para um índice de 188 e em Camapuã com um resultado de 239 litros para 195.”

De acordo com o Engenheiro Civil e Coordenador Técnico II da Regional de Coxim, Rodrigo Pereira Rodrigues, o trabalho tem mostrado resultados positivos. “Esse trabalho está sendo realizado massivamente na região. Estamos fazendo um mutirão com equipes, redirecionando para as unidades, fazendo pesquisas de vazamentos durante a noite e usando os equipamentos tecnológicos que nos auxiliam para a realização desse serviço e tudo isso tem trazido um ótimo resultado para a Regional.”

Outra razão muito forte para intensificar esse trabalho é o Novo Marco do Saneamento Legal, que estabelece metas para todas as concessionárias de água. “Se essas metas não forem atingidas, corremos o risco de sofrermos sanções e pra que isso não aconteça a gente está um passo há frente, trabalhando bastante para atingir as metas acima das estipuladas pelo Governo Federal”, explicou Rodrigo.

Agora para o segundo semestre, o trabalho de combate as perdas de água terá continuidade nas cidades de Rio Verde, Pedro Gomes, Sonora, Alcinópolis e Figueirão.

Trocas de Rede e Padronização de Ramais

A Sanesul também tem como meta a padronização da rede de abastecimento de água e ligações, ou seja, a substituição da rede antiga por uma rede nova e a padronização de ramais.

Como um projeto estratégico e de modernização, o objetivo dessas obras é melhorar o sistema de abastecimento de água e facilitar o trabalho de manutenção no futuro. “Os ramais antigos apresentam muitos vazamentos e com o ramal novo não irão ter problemas nos próximos 5 há 10 anos. Tudo isso são obras de infraestrutura, são melhorias que causam um pouco de transtorno, mas trazem grandes benefícios a longo prazo e qualidade de vida para a população”, conclui.

Fazem parte da Gerência Regional Norte da Sanesul os municípios de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão, Rio Verde, Rio Negro e Camapuã.

Antônio João

Com os investimentos do Governo do Estado e da Sanesul, o município de Antônio João atingiu um patamar de mais de 50% de área de cobertura com saneamento básico, e a expectativa é de que até o próximo ano esse percentual chegue a 80%.

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., entregou na última semana obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade, localizada na região de fronteira com o Paraguai.

Os investimentos somam R$ 4,2 milhões como parte da primeira etapa do programa ‘Avançar Cidades’ (Caixa Econômica Federal). Foram entregues a execução de 23,9 quilômetros de rede coletora de esgoto e 1.043 ligações domiciliares de esgoto, além de uma estação elevatória e obras complementares.

A ‘Rota do Saneamento’, está percorrendo várias regiões do Estado cumprindo extenso cronograma de entrega de obras e anúncio de outros investimentos nos municípios atendidos pela empresa como parte do planejamento estratégico estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *