18/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Sorriso que abre portas

Publicado em 12/02/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Você gosta do seu sorriso? Sabe como manter os dentes saudáveis? O sorriso movimenta pelo menos 30 músculos do rosto. Uma pesquisa comprovou que pessoas com dentes bonitos têm mais facilidade para conseguir um emprego, são mais sociáveis, felizes, capazes, responsáveis, inteligentes, ou seja, invista no seu sorriso.

Muita gente associa dente bonito a dinheiro, poder econômico, mas existem dicas básicas. O cirurgião dentista Gustavo Barros explica. “Cuide dos dentes com boa escovação e fio dental; mantenha uma rotina de alimentação saudável e limpe os dentes sempre que ingerir açúcar; troque as restaurações antigas por resina e se os dentes forem tortos, use o aparelho ortodôntico de metal convencional.”

E o que seria um sorriso perfeito? O cirurgião dentista Luís Eduardo Calicchio dá três dicas. “Ao sorrir, a gengiva não pode aparecer mais que dois ou três milímetros. O contorno do sorriso tem que acompanhar a curvatura do lábio inferior e a proporção dos dentes."

Os tratamentos estéticos também ajudam a alcançar o sorriso perfeito. Clareamento, fragmento de porcelana, faceta, cirurgia ortognática e aparelhos ortodônticos são alguns dos métodos.

Mas atenção na hora de fazer o clareamento: ele precisa ser supervisionado por um dentista.  Feito sem orientação, o clareamento pode causar a sensibilidade dos dentes, alteração do esmalte, inflamação do nervo do dente e até dano periodontal.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *