28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura vai licitar prolongamento da Norte Sul e revitalização do Segredo até o Nova Lima

Publicado em 17/08/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande vai licitar ainda neste segundo semestre as obras do prolongamento da Norte Sul até a Bairro Nova Lima, trecho em que é denominada de Avenida Heráclito Figueiredo. A obra, que inclui a revitalização do Córrego Segredo, está parada há quase dez anos.

O ponto de partida do prolongamento será o cruzamento com a Rua Pintassilgo, no Morada Verde, e se estenderá até a Rua Marquês de Herval. Está projetado para a margem direita, porque a margem esquerda é dentro do Parque Estadual Nascente do Segredo, área de preservação ambiental.

O  investimento previsto é de R$ 20 milhões, saldo de recursos do convênio firmado em 2010 para os parques lineares Bálsamo/Segredo/Taquaral, mais contrapartida. O projeto inclui a construção de um piscinão no Taquaral Bosque, região próxima ao macroanel.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, a Agência Municipal de Habitação já trabalha no cadastramento para o reassentamento das famílias da Favela Nelson Mandela, ocupação no traçado planejado para a avenida. Também será necessária a desapropriação de alguns imóveis.

Quando tiver pronto o prolongamento da Avenida  Heráclito Figueiredo, será possível sair da Rua Marquês de Herval, no Nova Lima, atravessar o centro da cidade e chegar a Avenida Campestre, no Aero Rancho, abrindo uma ligação viária nos dois bairros mais populosos da cidade.

Projeto antigo

As obras do Parque Linear do Córrego Segredo foram paralisadas quando tinham sido executadas apenas 23%. Há 7 anos, mais de 300 famílias que moravam na antiga favela Portelinha foram reassentadas em conjuntos habitacionais construídos na região. Como o projeto de urbanização, a área voltou a ser ocupada.

O prolongamento da Avenida Norte-Sul, segundo o secretário de infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, cria uma malha viária como alternativa de acesso ao centro da cidade para os bairros da região norte de Campo Grande, como Nova Lima, Oscar Salazar e Zé Tavares que hoje têm como alternativa mais rápida a Avenida Cônsul Assaf Trad.

O novo trecho da Norte-Sul se conectará com a Sunko Yonamine (já aberta e pavimentada), que dará acesso à Avenida Cônsul Assaf Trad (perto do Terminal Nova Bahia) e a Avenida Zulmira Borba,  recapeada e  duplicada.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *